A orientação de acordo com a pirâmide é ingerir 6 porções ao dia de carboidratos, como pães, arroz, batata, mandioca e outros, 3 poções de legumes e verduras, 3 de frutas, 3 de laticínios, como queijos, leite e iogurte, uma de carnes e ovos, uma de feijão e outras leguminosas, uma de óleos e outras gorduras e uma de ...
Vida moderna, a indústria sempre inovando, muitas vezes buscando praticidade, quando nos damos conta estamos dependentes dos produtos industrializados.
O consumo precoce de alimentos complementares traz conseqüências danosas para a saúde da criança, como aumento de risco para as doenças infecciosas, particularmente as diarréias, devido à substituição do leite materno que infere na proteção de infecções gastrointestinais (Silva, 2010; WHO, 2001).
A alimentação complementar adequada deve compreender alimentos ricos em energia, proteína e micronutrientes, sem contaminação, sem excesso de sal ou condimentos, em quantidade apropriada, fáceis de preparar, assegurando-se a consistência e a densidade energética adequadas.
A maioria dos pediatras costuma sugerir que as frutas, em forma de sucos ou papinhas, sejam os primeiros alimentos a serem introduzidos na dieta do bebê, mas eles precisam experimentar diversas novidades, de preferência uma de cada vez com intervalos de dois ou três dias para receber outras opções.
Como iniciar a alimentação do bebê
Para o método de introdução alimentar responsiva (introdução alimentar participativa): Oferecer a fruta amassada com uma colher. “As frutas in natura, preferencialmente sob a forma de papa, devem ser oferecidas nesta idade, amassadas, sempre em colheradas, ou espremidas.”
Os benefícios de cada fruta para os bebês
A papinha de banana com mamão é naturalmente doce e saborosa, e pode ser feita para ajudar a soltar o intestino do bebê, em casos de prisão de ventre e, neste caso, deve-se usar a banana madura, pois as fibras ajudam na formação normal das fezes. 1 fatia de mamão papaia sem sementes e sem casca; ⅓ de banana nanica.
A fruta: Cerca de 4-7 dias depois da introdução da primeira sopa (ou seja, pouco depois dos 4 meses de idade quando a iniciou logo aos 4 meses, ou mais tarde, nos outros casos) pode também dar ao bebé, após a sopa ou a papa, uma sobremesa de fruta natural como a pêra, maçã ou a banana.