Regimes políticos contemporâneos
Tipos de democracia
O consulado foi um regime político que governou a França desde a queda do Diretório, com o golpe de 18 de Brumário (10 de novembro de 1799), até 18 de maio de 1804, quando se inicia a primeira fase do Império Napoleônico.
Regime vigente: É a atual situação do país, por exemplo no Brasil o regime vigente é a democracia.
em um regime totalitário existe o uso da força, controle do estado sobre as pessoas, unipartidarismo e a falta de tolerância em relacao a oposição. Diferente do totalitarismo, a democracia prega a diversidade de ideias, autonomia das pessoas, e a soberania é exercida pelo povo.
O estado democrático é concebido com o objetivo de garantir certos direitos fundamentais à cidadania, geralmente divididos em direitos civis, políticos e sociais. Entre os direitos civis estão a liberdade de expressão, de imprensa, de associação e de reunião e proteção contra a prisão arbitrária.
Uma das principais características do totalitarismo é a formação de um partido único (unipartidarismo), conduzido por um líder autoritário. Assim, por meio de uma ideologia oficial e hierarquia rígida, todos os cidadãos são submetidos e controlados por órgãos de repressão política (polícia e o exército, por exemplo).
O totalitarismo refere-se a um regime político caracterizado pelo forte nacionalismo e militarismo, além do controle total da vida pública e privada. O totalitarismo refere-se a um regime político que teve sua vigência em alguns países europeus no século XX.
O totalitarismo foi um regime político baseado no controle total da vida, no nacionalismo e no forte militarismo, tendo ocorrido em alguns países da Europa, no século XX.
O stalinismo é definido pelos historiadores como um regime totalitário que existiu na União Soviética, entre 1927 e 1953, e foi construído pelo líder do país Josef Stalin. Esse governo realizou transformações profundas, na URSS, e realizou uma implacável perseguição aos seus opositores.
O totalitarismo é um sistema político caracterizado pelo domínio absoluto de uma pessoa ou partido político sobre uma nação. Dentro do totalitarismo, a pessoa ou partido político no poder controla todos os aspectos da vida pública e da vida privada por meio de um governo abertamente autoritário.
Para a autora, o totalitarismo, como partido único, onde não há possibilidade de qualquer concorrência ou oposição, promove uma manipulação das massas, substituindo o sistema partidário.
Etimologia. A ideia de totalitarismo como poder político “total” através do estado foi formulada em 1923 por Giovanni Amendola que criticou o fascismo italiano como um sistema fundamentalmente diferente das ditaduras convencionais. ... O conceito de totalitarismo surgiu nos anos 1920 e 1930.
Os regimes totalitários estão baseados num Estado centralizador, antidemocrático e autoritário. Esses governos surgiram após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) em diversos países da Europa a partir da crise do capitalismo e do liberalismo.
Os regimes totalitários tomaram a Europa após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O objetivo era uma “vida nova”, após a população perder a esperança nos governos vigentes. A crise do capitalismo e do liberalismo, que se espalhavam como conceito à época, era o que regimes totalitários esperavam para ascender.