A redução do uso mundial da fonte de produção de valor, o trabalho abstrato, representa a falência do capitalismo por seus próprios fundamentos; esta contradição, a maior e mais fundamental hoje existente, foi antecipada por Karl Marx como inevitável dentro da lógica social mercantil há 160 anos.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Ato ou efeito de contradizer(-se); afirmação em contrário do que foi dito. 2 Incoerência entre afirmações atuais e anteriores, entre palavras e ações; antinomia, discrepância, incongruência. 3 Oposição entre duas proposições, das quais uma exclui necessariamente a outra.
Os grandes problemas do capitalismo relacionam-se com a busca excessiva por lucro, disputa por matérias-primas e recursos naturais, bem como o incremento da individualidade.
Na sociedade capitalista, a educação pode ser entendida como socialização em geral (educação não-formal) ou escolarização (educação ou socialização formal ou escolar). O conceito de modo de educação expressa a forma como o processo de socialização (formal ou não) se concretiza numa determinada sociedade.
De acordo com Frigotto, “o papel da educação na ideologia capitalista atual, expressado pelo conceito de empregabilidade, é produzir um “cidadão mínimo” carente de capacidades cívicas. Ele discute que o capitalismo é destrutivo e precisa ser substituído por um sistema mais humano”.
Historicamente falando, o capitalismo no Brasil surgiu a partir da colonização portuguesa, visto que o mercantilismo foi a primeira forma de capitalismo no mundo. Porém o Brasil colonial era utilizado apenas como fonte de receita e não usufruída dos benefícios que a metrópole detinha para si.