EQST

Quais So Os Tipos De Sonda Enteral?

Quais são os tipos de sonda enteral?

O acesso enteral engloba os seguintes tipos: Sondas: São recomendadas por 3 a 4 semanas. A posição da sonda pode ser gástrica (Nasogástrica), duodenal e jejunal (Nasoentérica). A posição duodenal é indicada se houver gastroparesia (esvaziamento gástrico retardado) ou risco aumentado de broncoaspiração.

Quais os tipos de sonda gástrica?

Tipos de Sonda Nasogástrica As mais comumente usadas são: sonda de Levine, gástrica simples, Nutriflex, a Moss e a Sengstaken-Blakemore (S-B).

Quais são as indicações da sonda gástrica?

Além da função alimentar, a sonda pode ser utilizada para lavagem gástrica, na preparação para cirurgias, para o estancamento de hemorragias e na drenagem de líquidos. Ademais, seu uso também é possível na administração de medicamentos de quimioterapia no tratamento oncológico.

Quais são as indicações para uma sonda gástrica?

Indicações de Sondagem Nasogástrica: trato gastrointestinal funcionante, mas com impossibilidade ou insuficiência de alimentação por VO (distúrbio de Page 2 deglutição, redução do nível de consciência, anorexia).

Qual a medida da sonda Nasogastrica?

Adulto: Medir a distância da ponta do nariz ao lóbulo da orelha e deste até o apêndice xifóide para sondagem nasogátrica; caso seja enteral adicionar 10 cm OU a distância do apêndice xifóide até o ponto médio da cicatriz umbilical.

Como fazer uma sonda nasogástrica?

PROCEDIMENTO

  1. Explicar a procedimento ao paciente;
  2. Colocá-lo em posição de Fowler;
  3. Colocar a toalha sob o pescoço;
  4. Calçar as luvas;
  5. Abrir a sonda;
  6. Medir o comprimento da sonda: da asa do nariz, ao lóbulo da orelha e para baixo até a ponta do apêndice xifóide;
  7. Marcar o local com o esparadrapo;

Que método é utilizado para fazer o teste da sonda nasogástrica?

- Colocar o estetoscópio no abdome e injetar 20 cc de ar. Se escutar o ruído, esta no local certo; - Aspirar com a seringa o conteúdo gástrico; - Colocar a extremidade da sonda em uma cuba com água, se borbulhar a sonda está no local errado (pulmão).

Como retirar a sonda nasogástrica?

4. Descrição do procedimento:

  1. Conferir a prescrição médica para retirada da sonda.
  2. Higienizar as mãos;
  3. Explicar o procedimento e a finalidade ao cliente;
  4. Reunir o material na bandeja e colocá-la sobre a mesa de cabeceira;
  5. Zelar pela privacidade utilizando o biombo;
  6. Colocar a toalha sobre o tórax do paciente;

Como fazer lavagem gástrica?

Como é feita a lavagem estomacal

  1. Inserir um tubo gástrico através da boca ou nariz até ao estômago;
  2. Deitar a pessoa e virá-la para o lado esquerdo, para facilitar o esvaziamento do estômago;
  3. Conectar uma seringa de 100 mL ao tubo;
  4. Remover o conteúdo do estômago utilizando a seringa;

Quem pode fazer lavagem Gastrica?

Diante do exposto, evidencia-se que o procedimento de sondagem gástrica é competência do enfermeiro, dentro da equipe de enfermagem, devido sua complexidade.

Quais os materiais necessários para lavagem gástrica?

Bandeja contendo:

  • SF 0.

    Pode fazer a Chuca todos os dias?

    Não, a ducha higiênica não traz risco se usada na parte externa do ânus, mesmo se for diariamente. Alguns médicos, inclusive, não recomendam o uso de papel higiênico para se limpar depois de fazer cocô. Isso porque a pessoa pode acabar passando a folha várias vezes ou com força na região, o que pode machucar a pele.

    Quantas vezes pode fazer a Chuca?

    Não existe uma regra ou dados médicos seguros que afirmem quantas vezes você pode fazer a chuca. Segundo Alyne, o que se sabe com certeza é que quando as pessoas a fazem com muita frequência, elas costumam ter problemas de funcionamento do intestino.

    Faz mal fazer chuveirinho?

    A utilização da ducha vaginal ou uso do “chuveirinho” é prejudicial para a saúde da região íntima, pois pode levar a microbiota da flora vaginal para dentro do útero, trompas e abdome, podendo, em alguns casos, gerar infecções mais graves.

    Como limpar o canal retal?

    Com uma quantidade suficiente de líquido (água, glicerina, soluções vendidas em farmácia para enema) para lavar o seu reto, o que dá em torno de 200-300 mL. Existem diversas formas de se realizar a lavagem retal.