Sistemas de escrita em uso no mundo
Por exemplo, o alfabeto é o sistema de escrita que usamos para escrever a língua portuguesa. Os grafemas dos alfabetos são representados por letras (vogais e consoantes) que combinadas formam palavras. E como o alfabeto, existem outros tipos de sistemas: abjad, abuguida, silabário e semântico-fonético.
sistema alfabético
a língua escrita deixa de ser encarada como mera apropriação de um código ou como meros atos de codificação e decodificação de palavras, sílabas e letras, passando a ser concebida como sistema de representação.
A escola de educação infantil deve constituir-se como espaço privilegiado para a apropriação das formas elaboradas de escrita construídas historicamente pelos homens, não reduzindo a escrita à função designativa, como observamos nas paredes da escola, fixando fichas com a palavra parede na parede, porta na porta, mas ...
Quando no processo de alfabetização é, imprescindível, que o aluno se aproprie do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), o qual pode ser caracterizado como um sistema notacional em que os símbolos. funcionam para poder substituir os elementos da realidade que notam ou registram.
A escrita alfabética é um sistema notacional porque proporciona que a criança perceba a escrita como um objeto de conhecimento, que a auxiliará na compreensão, na reflexão consciente da palavra e, consequentemente, na apropriação do SEA.
1. Escreve-se com letras, que não podem ser inventadas, que têm um repertório finito e que são diferentes de números e de outros símbolos. 2. As letras têm formatos fixos e pequenas variações produzem mudanças na identidade das mesmas (p, q, b, d), embora uma letra assuma formatos variados (P, p, P, p).
1- Escreve-se com letras, que não podem ser inventadas, que têm um repertório finito e que são diferentes de números e de outros símbolos. 2 - As letras têm formatos fixos e pequenas variações produzem mudanças na identidade das mesmas (p, q, b, d), embora uma letra assuma formatos variados (P, p, P, p).
Trata-se de um processo complementar que busca a fixação das regras da língua escrita, principalmente do modo como os itens lexicais são expressados por meio das letras do alfabeto. A ortografização representa, portanto, a apropriação do nosso sistema ortográfico da língua portuguesa.
A grafia que devemos memorizar varia em função do som da letra. Por exemplo: para o som do "r forte", usamos r tanto no início da palavra (risada), como no começo de sílabas precedidas de consoante (genro). Quando o mesmo som de "r forte" aparece entre vogais, sabemos que temos que usar rr (carro, serrote).
Atividades para trabalhar a ortografia
39 dicas para aprender como escrever bem
Ortografia é o ensino da correta escrita das palavras. Por exemplo: o certo é “siga-nos”, e não “ciga-nos”. A palavra ortografia tem origem grega: “ortho” significa “correto; “grafo” significa escrita. Sendo assim, a ortografia é a escrita correta.
Veja agora algumas dicas para melhorar a escrita!