O esqueleto humano é dividido em duas partes: esqueleto axial e esqueleto apendicular. Veja a seguir mais informações sobre essas duas porções do esqueleto. Observe as partes que fazem parte do esqueleto axial e aquelas que fazem parte do esqueleto apendicular.
Os sistemas esquelético e muscular juntos sustentam nosso corpo e permitem uma enorme variedade de movimentos. Além disso, os ossos protegem os órgãos internos e suportam o peso do corpo, possibilitando que fiquemos em pé ou sentados ou ajoelhados.
Os ossos em conjunto com os músculos são responsáveis pelo movimento, armazenamento e liberação de vários minerais no sangue, produção de células sanguíneas e reserva de energia. No Sistema Muscular encontramos uma divisão dos músculos em lisos e estriados.
Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.
O sistema musculoesquelético dá forma, estabilidade e movimento ao corpo humano. Ele é constituído pelos ossos (que formam o esqueleto), músculos, tendões, ligamentos, articulações, cartilagem e outros tecidos conjuntivos do corpo.
- Os músculos tem a função de movimentação do corpo, estabilização corporal, regulação do volume dos órgãos, movimentação de substâncias no corpo e produção de calor além de estar totalmente atuante no sistema circulatório e nervoso.
Em virtude dessa capacidade de contração, o tecido muscular é responsável por diversos movimentos que ocorrem no organismo, como a contração de órgãos. Além disso, esse tecido pode ser classificado em três tipos: muscular estriado esquelético, muscular liso e muscular estriado cardíaco.
Os músculos podem ser divididos, devido à sua localização, em “músculos superficiais” e “músculos profundos”....De acordo com sua localização os músculos podem ser agrupados em:
O tecido muscular estriado esquelético, como o próprio nome indica, está preso aos ossos e apresenta células longas e com muitos núcleos (multinucleadas). Os núcleos dessas células estão localizados na periferia, próximos ao sarcolema (membrana plasmática das células do tecido muscular).