Os sistemas de jogo são 6x0, 5x1 com infiltração e líbero, 4x2, 4x2 com infiltração e 3x3.
O aluno deverá estar de frente para a rede; com os joelhos semi-flexionados; com os cotovelos na altura e na direção dos ombros; palmas das mãos voltadas pra frente. Pode ser necessária a execução de passadas para ajustar o corpo ao local que vai ser realizado o ataque.
O bloqueio é o movimento realizado próximo à rede, no qual um, dois ou três jogadores saltam e, com as mãos, tentam interceptar a bola de ataque do time adversário. O principal objetivo de um bloqueio é diminuir a área do ataque adversário.
Passe picado A diferença está na direção do lançamento, com a bola quicando antes de chegar ao outro jogador. O ponto positivo do passe picado é que, se for bem executado, ele diminui a possibilidade de um adversário interceptá-lo.
Passe picado: A trajetória da bola sofre um impacto durante o seu percurso sobre o solo até chegar à mão do companheiro. As mãos que circundam a bola terminam o movimento com as palmas das mãos voltadas para fora e os braços em extensão. É feito com a mesma técnica que o passe de peito.
Passe picado ou quicado Colocar os cotovelos junto ao corpo; Avançar um dos apoios; Executar um movimento de repulsão com os braços.
Mantenha as mãos a frente do peito, um pouco afastadas do corpo, prontas para receber a bola. A posição das mãos é muito importante porque ela vai indicar a seu companheiro que você está atento a um passe. Em seguida, mova-se em direção à bola.
O drible é um fundamento que compreende o momento em que o jogador se desloca em quadra com a posse da bola, quicando-a sobre o solo com uma das mãos.
O drible no basquete é um termo técnico utilizado para designar a ação dos jogadores quando eles impulsionam a bola contra o solo com uma ou as duas mãos, avançando com ela para a quadra adversária.
O drible é usado no futebol, basquete, handebol, entre outros, e nada mais é do que uma ação ou uma finta para se desvencilhar do adversário.
24.