Outro fator que influencia a velocidade de fluxo é o gradiente de concentração; quanto maior for, mais rápido será o fluxo. A composição do meio, variável para cada ambiente, também influencia no fluxo: a difusão do O2 ocorre em velocidades diferentes no ar e na água, por exemplo.
O transporte passivo é o tipo de transporte de substâncias através da membrana plasmática que ocorre sem gasto de energia. Não há gasto de energia porque as substâncias deslocam-se naturalmente do meio mais concentrado para o menos concentrado, ou seja, a favor do gradiente de concentração.
O transporte passivo é a passagem de uma substância através da membrana plasmática de uma região onde ela está mais concentrada para uma onde está menos concentrada, sem gasto de energia. Existem três tipos de transporte passivo pela membrana celular: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.
Podemos classificar o transporte através da membrana analisando-se o gasto de energia que uma célula apresenta ao transportar uma substância. Aquele transporte em que não há gasto de energia é chamado de passivo, e aquele que apresenta gasto de energia é chamado de ativo.
Difusão é um processo físico em que substâncias são transportadas de uma região mais concentrada para outra menos concentrada (a favor do gradiente de concentração) de maneira aleatória e espontânea. ... A difusão é um processo que ocorre na célula quando esta é colocada em um meio com diferente concentração de soluto.
A difusão simples é um tipo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular. Com isso, não há gasto de energia e nem a necessidade de um carreador para as substâncias. ... A difusão deve-se pelo fato das partículas estarem em constante movimentação.