A principal utilidade do livro de ocorrência é a facilitar a comunicação, já que se trata de um canal extremamente eficaz. Além disso, o documento também pode ser usado como prova em casos de multas ou possíveis ações judiciais.
Como Escrever o Livro de Ocorrência A escrita deverá ser clara, objetiva, sucinta e de fácil leitura e entendimento. A caligráfica não precisa ser bonita ou desenhada, porém, deverá ser de fácil entendimento, de forma a se evitar duvidas ou equívocos sobre o escrito.
No relatório de ocorrência deve conter as seguintes informações: número do relatório, dados do emitente, registro, data e hora, local da ocorrência, anexo(s), descrição da ocorrência, e pareceres de supervisores.
A capa deve ser clara e direta, apenas com as informações estritamente necessárias, para que seja de fácil acesso.
Na primeira, coloque o nome da sua área, use fonte Calibri e tamanho de 14,5 em negrito. Na segunda, coloque o nome da sua empresa e o contador de páginas e use a fonte Calibri com o tamanho de 7,5 em negrito. Na terceira, coloque do que se trata o relatório. Ex.: Ocorrência,local (estabelecimento) e a data.
Para o núcleo de seu relatório, escreva uma narrativa detalhada, cronológica descrevendo exatamente o ocorrido. Use os nomes completos de cada pessoa que está inclusa no mesmo, e comece um novo parágrafo para descrever a ação de cada indivíduo separadamente. Use os nomes completos de cada pessoa incluída no relatório.
Ocasião; reunião de acontecimentos, num dado momento: ocorrência trágica. Existência; condição do que existe ou aparece: ocorrência de leões na selva. Boletim de ocorrência (B.O). Documento oficial que, emitido por órgãos policiais, registra detalhadamente os fatos de uma situação, sendo usado como prova.
Um bom relatório deve ser organizado e direto, não pode haver enrolação, afinal o empregador não tem tempo a perder. Nessa parte deve ser descrito os problemas ou irregularidades que foram encontrados no local analisado. Nessa parte descrevemos o texto da norma que levou a inconformidade do item que foi mostrado acima.
Para que a investigação ocorra, algumas etapas importantes devem ser seguidas:
Ou seja, você precisa contar para o seu chefe, em linhas gerais, quais foram as atividades realizadas no trabalho....Observe que independente do conteúdo, é importante que seu relatório contenha:
Já o incidente de trabalho é um acidente mais "leve". Do mesmo modo do acidente do trabalho, ele também é ocasionado de maneira inesperada. ... Assim podemos definir como Incidente de Trabalho todo evento que não causa grandes riscos à saúde dos trabalhadores, porém poderia vir a causar.
Acidente x Incidente: um exemplo prático Imagine que um funcionário carrega uma caixa de um departamento até outro. No meio do caminho, ele deixa a caixa cair, sem querer, de maneira imprevista. Se esse evento não causar nenhum dano físico ao funcionário ou de material para a empresa, se trata de um incidente.
Então, um incidente químico é aquele evento com liberação de produtos químicos perigosos no meio ambiente pu pessoas, mas sem a ocorrência de vítimas diretas devido à ação de substâncias perigosas no corpo.
Acidente químico ou biológico: Exposição de uma pessoa aos fluidos orgânicos. Incidente químico ou biológico: Contaminação química ou biológica. Patogênico: Organismo que causam doenças infecciosas.
Lesão Corporal é o dano anatômico, tal como a ferida, a fratura, o esmagamento, a perda de um pé, etc. ... A separação da lesão corporal da perturbação funcional é, em geral, teórica; a perturbação funcional decorre, quase sempre, de uma alteração anatômica, mesmo que não seja perceptível à vista desarmada.
A doença ocupacional, ou profissional, está relacionada ao trabalho em si, às peculiaridades da atividade exercida, como catarata desenvolvida em função da luz da solda. Já a doença do trabalho diz respeito às condições do ambiente, como surdez desenvolvida devido a exposição a ruídos constantes.
O crime de lesão corporal está inserido no capitulo dos crimes contra a vida, no artigo 129 do Código Penal, que pune a conduta de alguém ofender a integridade física ou a saúde de outra pessoa. ...
Ocorrendo o acidente de trabalho, independentemente de afastamento ou não, é obrigatória a emissão da CAT por parte do empregador, sob pena de multa pelo Ministério do Trabalho que será cobrada, nos termos do art. 336 do Decreto 3.
Ao fazer o registro de CAT em agência do INSS, deve-se levar:
Quem pode emitir a CAT – O próprio acidentado (ou seus dependentes); o sindicato da categoria; o médico assistente ou qualquer autoridade pública. Neste último caso, o §2º do artigo 359 da mesma IN 45 relaciona o que considera como autoridade pública.
Qual a vantagem para o trabalhador de ter uma CAT? A vantagem é que a CAT funciona como um registro de que sua doença ou acidente pode ser decorrente do trabalho, o que vai ser comprovado, ou não, na perícia médica.
Para que serve a CAT? Serve para comunicar ao INSS que determinada pessoa sofreu um acidente de trabalho ou doença ocupacional. É também a principal ferramenta de estatísticas de acidente de trabalho e de trajeto da Previdência Social.
Saiba se o funcionário com CAT aberta pode ser demitido. ... Ele pode ser demitido, mesmo com a CAT aberta. Portanto, somente depois da perícia e somente se o médico atestar o nexo-causal é que o funcionário terá a estabilidade de 1 ano, que será concedida após o retorno ao trabalho.