O exame é realizado com espelho e sonda periodontal classificando o tecido de acordo com os índices: 0,1 a 1, gengivite incipiente; 1,1 a 2, gengivi- te moderada; e 2,1 a 3 - gengivite severa, também podem ser atribuídos graus 0, sem gengivite; 1, gengivite leve; 2, gengivite intermediária; e 3, gengivite grave.
Para o cálculo, deve-se quantificar o número total de dentes permanentes cariados, perdidos e obturados e dividir pelo número de indivíduos examinados (geralmente aos 12 anos).
O calculo do índice é feito dividindo- se o número de superfícies contendo placa pelo número total de superfícies examinadas.
Sonda periodontal milimetrada para exploração e medição de bolsas periodontais.
A principal função da sonda periodontal milimetrada é obter as medidas de profundidade clínica de sondagem e o nível de inserção clínica. ... Não adianta inserir a sonda na diagonal do dente que não vamos obter a medida correta do espaço biológico clínico, por exemplo, que é da margem gengival até a crista óssea.
A sonda Nabers é indicada para sondar a extensão e a profundidade das lesões de furca. Utilizadas em periodontia para avaliar a profundidade das bolsas nível de ligação, configurações anatômicas e sangramento gengival.