Lynch identificou, como principal conclusão, que os elementos que as pessoas utilizam para estruturar sua imagem da cidade podem ser agrupados em cinco grande tipos: caminhos, limites, bairros, pontos nodais e marcos.
Significado de Legibilidade substantivo feminino Característica ou particularidade do que é legível. Etimologia (origem da palavra legibilidade).
De forma geral, os bairros podem ser constituídos por ruas, casas, edifícios, condomínios, indústrias, comércios, praças, shoppings, monumentos, entre outros. Podem também, segundo sua localização, representar a cidade em alguns aspectos, como financeiro, turístico, tecnológico, entre outros.
A morfologia urbana é o estudo das estruturas, formas e transformações da cidade. Em urbanismo, uma cidade é considerada como um ser vivo, que se transforma a cada segundo e como tal possui funções variadas, criadas por inúmeros indivíduos e com uma velocidade imperceptível.
Cada período morfológico representa a síntese entre os fatos históricos e as inovações materializadas na paisagem urbana, determinando características formais.
O sistema viário do município é constituído pelas vias municipais, estaduais e federais existentes e projetadas, identificadas na planta integrante da Lei 7.
Significado de Viário adjetivo Relativo a via: o plano viário da cidade. substantivo masculino Leito da via férrea.
O sistema viário, quando contínuo em termos de função, minimiza as transições, proporcionando deslocamentos mais eficientes. Já o tipo balanceado é aquele sistema proporcional à demanda de usuários, que tenha condições para a viabilidade adequada da hierarquização funcional.
A ABNT traz a definição de “sistema viário” no verbete “rede viária”: “é o conjunto de vias, classificadas, de um sistema de rodovias, ferrovias e/ou de outras formas de transportes”. A partir desta definição, estabeleceu-se que: “Sistema Viário é o conjunto de vias numa determinada região”.
Calçada - se refere a “ parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada a circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, a implantação de mobiliário, sinalização, vegetação e outros fins ”.
De acordo com a Cartilha de Estacionamento da BHTrans, estacionar no passeio é proibido sim, em qualquer situação, mas dentro do espaço denominado afastamento frontal, é permitido. ... A legislação municipal define que o afastamento frontal deve ser tratado como continuidade da calçada.