Efeitos colaterais e contraindicações O consumo excessivo de alho pode causar problemas digestivos, cólicas, gases, vômitos, diarreia, cabeça, dor nos rins e tonturas.
“Nem sempre o alho maior tem mais alicina.” As especialistas alertam que consumir alho em excesso também não é bom. Isso porque ele pode causar lesões no trato gastrointestinal e também pode provocar reações alérgicas. Ou seja: tudo com moderação!
O alho, de acordo com especialistas, também é recomendado por seu alto teor de alicina, o que ajuda a limpar o fígado. Graças ao seu alto teor de fibras, a maçã também é um ótimo aliado para cuidar do fígado.
Morango, amora, cereja, framboesa e outras frutinhas avermelhadas são poderosos antioxidantes. Eles ajudam a combater as substâncias tóxicas acumuladas no fígado. O limão é um excelente alimento para limpar o organismo, e por isso é um dos preferidos do fígado.
Sinais de que você pode estar com o fígado inflamado Doenças Comuns
Carnes brancas (com pouca gordura), como peru, frango ou peixe; Leite e iogurte desnatados; Queijos brancos; 1 colher (de sobremesa) de azeite cru.
Bacon e gorduras Como já explicado, a gordura no fígado tem tornado-se uma das principais condições que afetam o fígado. Portanto, alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, como bacon, embutidos, bifes com gordura, manteiga, sorvetes, chocolates e congelados, precisam ser consumidos com bastante moderação.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com 12 bons alimentos para o fígado para você incluir na sua dieta:
Com o tempo, a presença de gordura no fígado pode causar um processo de inflamação no corpo chamado de esteato-hepatite, que se não for identificado e tratado pode evoluir para cirrose. Por sorte, o quadro é reversível com as mudanças de estilo de vida indicadas por seu médico.