Benefícios da Corrida
Espera-se de um homem saudável que ele alcance no esforço um VO2 máximo em torno de 35 a 40 ml/(kg. min), ou seja, 10 vezes o VO2 de “repouso“ (ou 10 METS). Atletas de elite chegam a alcançar um VO2 máximo de 70 ml/(kg. min), ou seja, conseguem aumentar em até 20 vezes o VO2 de repouso.
VO2 máximo é a quantidade máxima de oxigênio que seu organismo consegue absorver a cada respiração. Também chamado de potência aeróbica máxima, esse é um indicador da aptidão aeróbica de um atleta.
VO2max, ou consumo máximo de oxigênio, utilizado para o cálculo da potência aeróbia, refere-se à quantidade máxima de oxigênio que um indivíduo pode utilizar durante o exercício intenso ou máximo. VO2max, é considerado o principal indicador da aptidão cardiovascular em exercícios prolongados.
FUNDAMENTO: O consumo de oxigênio de pico (VO2pico) pode ser definido como a maior taxa de consumo de oxigênio durante exercício exaustivo ou máximo.
Não existe diferença, pois ambos são a mesma coisa. O VO2 max é a quantidade máxima de oxigênio que o corpo pode absorver, transportar e consumir em um determinado período de tempo, é o sangue que nosso corpo pode transportar e metabolizar. Também é chamado consumo máximo de oxigênio ou capacidade aeróbica.
(BARBOSA, BIAZOTTO e BOTTARO, 2002). Entretanto, estudos envolvendo adultos saudáveis mostraram que, embora a freqüência cardíaca de reserva não equivalha ao VO2MÁX, ela é equivalente, ou mais aproximada, ao VO2 de reserva, existindo uma relação “um por um” entre essas duas variáveis.
O teste de 2400 metros Cooper (1968), é um teste utilizado para verificar o nível de condicionamento físico, visando cronometrar o tempo gasto pelo avaliado para percorrer a distância de 2400 metros, devendo ser aplicado de preferência em velocidade constante durante toda a prova, aplicando fórmula para estimar o VO2 ...
Consumo Máximo de Oxigênio (VO2máx.): É a taxa máxima que o organismo de um indivíduo tem de captar e utilizar o oxigênio do ar que está inspirando para gerar trabalho. VO2 refere-se ao consumo de oxigênio pelo organismo numa determinada intensidade de exercício.
O cálculo do gasto calórico real segue o seguinte raciocínio: quando nosso corpo consome 1 litro de oxigênio para produzir energia, são “gastas” ou “produzidas” cerca de 5 calorias. Portanto, se estivermos consumindo 1 litro de oxigênio por minuto, estaremos produzindo 300 calorias por hora (5 x 60 min).
Em condições de repouso, um adulto tende a consumir pouco mais de 200 mL de O2 (aproximadamente 1 kcal) por minuto ou algo como 3,5 mL O2. kg-1.
Considerando que o volume de ar inspirado a cada respiração é em média de +/- 500 ml em um adulto e que este adulto respira em média 12 vezes por minuto, temos um volume de ar inspirado por minuto de 500 ml X 12 ciclos = 6 litros/min.
O oxigênio separado é então armazenado em um tanque pulmão com controle e nível, onde caso haja necessidade de maior produção o sistema direciona o fluxo de ar para peneira molecular.
A principal forma de produção do oxigênio é a fotossíntese realizada por todas as plantas clorofiladas, algas e algumas bactérias. ... O principal meio de consumo do oxigênio no ciclo do carbono é por meio da respiração dos seres vivos.
Há uma outra maneira bem simples de obter oxigênio puro. Compre na farmácia ou loja de produtos químicos um pouco de água oxigenada a 20 volumes e uma pequena quanidade de uma substância chamada bióxido de manganês. Coloque num tubo de ensaio dois dedos de água oxigenada.