Morfossintaxe é o estudo da relação entre a classe gramatical de uma palavra e sua função sintática na oração. ... Quando analisamos uma oração, considerando a relação entre a classe gramatical de uma palavra e sua função sintática, estamos fazendo uma análise morfossintática.
Estuda a função e a ligação dos termos da oração. Esses termos são: sujeito, predicado, complemento verbal, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto. Exemplo: Utilizamos água sem desperdício.
Na análise morfológica, as classes gramaticais (substantivo, verbo, advérbio, pronome, numeral, preposição, conjunção, interjeição, artigo e adjetivo) são colocadas em evidência. Portanto, cada palavra será analisada como se fosse única. Nesse momento, não há interesse na função que a palavra exerce dentro da oração.
Os desvios morfossintático, nada mas é referente à morfossintaxe e Morfossintaxe é o Estudo dos fatos morfológicos como decorrência de suas relações no enunciado e dos fatos sintáticos em todas as suas implicações mórficas.
Desvios linguísticos são os famosos “erros de português” e envolvem, principalmente, problemas de gramática e ortografia, como acentuação, concordância, crase, vírgula etc.
Todo desvio das normas gramaticais provoca um vício de linguagem. São incorreções e defeitos no uso da língua falada ou escrita. Origina-se do descaso ou do despreparo linguístico de quem se expressa. Existem alguns tipos, que estudaremos em seguida.
substantivo masculino Mudança de direção ou de posição. Volta, sinuosidade de um caminho, de um rio etc. Subtração fraudulenta: desvio de material.
Os desvios ortográficos acontecem com muita frequência em textos de alunos do Ensino Médio. Esses desvios são fruto, em muitos casos, da transcrição da oralidade para a escrita, ou seja, os estudantes escrevem as palavras da mesma forma como as pronunciam.
Na linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação.
O que é Ambiguidade: Mas também pode ser um vício de linguagem, que decorre da má construção da frase ou do uso impreciso de uma palavra. ... A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”.
O que é Ambíguo: Na gramática da língua portuguesa, diz-se que uma palavra, vocábulo ou frase é ambígua quando apresenta um sentido que permite diferentes interpretações. ... "Companhia", também é outro exemplo de termo ambíguo, pois pode significa "companhia de pessoas" ou "uma empresa".
Quando a ambiguidade resulta dos significados das palavras, ela é lexical. Exemplo: Estava perto do banco. ... Por sua vez, quando a ambiguidade resulta da posição das palavras na oração, ela é estrutural. Exemplo: Exigiu o dinheiro do marido.
Como identificar ambiguidades com questões de concurso e vestibular
A ambiguidade pode ser lexical ou estrutural. É lexical quando a palavra usada tem mais de um significado e estrutural quando a forma como a palavra foi colocada na frase causa dúvidas.
Geralmente o duplo sentido faz uso de palavras que podem ter sentidos diferentes dependendo do contexto. Palavras de dois sentidos são aquelas que possuem dois significados dependendo do sentido que a frase está; por exemplo: Adoro suco de manga (se referindo à fruta) Rasguei a manga do casaco (se referindo à roupa)
Me dê exemplos de palavras com duplo sentido!!!!!!!!!
Ambiguidade ou anfibologia é o nome dado, dentro da linguística na língua portuguesa, à duplicidade de sentidos, onde alguns termos, expressões, sentenças apresentam mais de uma acepção ou entendimento possível. Em outras palavras, ocorre quando, por falta de clareza, há duplicidade de sentido da frase.
Duplo sentido, também chamado de trocadilho, é uma frase ou palavra que tem dois sentidos diferentes, geralmente são engraçadas ou irônicas.
A polissemia é a capacidade que uma palavra tem de apresentar diferentes significados, conforme o contexto em que é utilizada....Polissemia e monossemia
Parônimos e homônimos são palavras que possuem semelhanças no som e na grafia, porém se constituem de significados diferentes. E por falar em significado, cabe-nos ressaltar que esse é um fator preponderante na construção de nossos discursos – na oralidade e, principalmente, na escrita.
A palavra “polissemia”, do grego polysemos (poli = muitos, sema = significados), significa “algo que tem muitos significados”. Sendo assim, polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos.
A polissemia é o conjunto dos vários sentidos de uma palavra ou locução. É preciso ficar atento às diferenças entre as palavras polissêmicas e palavras homônimas. Você sabe o que é polissemia? Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original.
1 calor, brasa, lume, língua de fogo, labareda, flama, chama.
vaca.
Resposta: Explicação: Resposta -Alternativa “c”. Na tirinha de Jim Davis, a palavra costela apresenta variações de sentido que provocaram ambiguidade, por isso a dificuldade da personagem.
Do inglês comic strip (en), tira de história em quadrinhos (ou tira de banda desenhada em Portugal e Angola).
7 Qual o significado da palavra só no contexto da tirinha? Sem importância, não significativo.
A tirinha é um gênero textual que é realizado com uma sequência de quadrinhos, sendo que na maioria das vezes apresenta uma crítica relacionada aos valores sociais. Esse tipo de texto geralmente é apresentado nos jornais impressos. Mas também podem estar em alguns sites da internet e algumas revistas.
Utilizadas na prova para medir a capacidade de interpretação e de compreensão do texto pelos estudantes, a tirinha é um gênero textual que faz parte de um grupo bastante peculiar. ... Um conjunto de cartuns formam uma tirinha, que tem introdução, desenvolvimento e desfecho.
Resposta. Resposta: Na tirinha que embasa esta questão, o sentido de humor aparece na última fala. Vale lembrar que o cômico é decorrência de uma distorção.