São classificados em sarmento e estolhos (também chamado de estolão). O caule rastejante do tipo sarmento se caracteriza por apresentar apenas um ponto de fixação da raiz, podendo ser cheio de ramos ou folhas modificadas chamadas de gavinhas. Esse tipo de caule consegue subir em suportes.
O caule está dividido em: gema terminal (estrutura responsável pelo crescimento do vegetal), nó (região por onde saem as folhas, ou flores, ou uma ramificação do caule), entrenó (região localizada entre dois nós) e gema axilar (produção de folhas ou ramo folioso).
As folhas são verdes, coriáceas, brilhantes e muito aromáticas. A flores da laranjeira simbolizam a pureza, são brancas, pequenas e perfumadíssimas, atraindo abelhas melíferas em profusão. O mel de flores de laranjeira é um dos mais valorizados no mercado.
laranjeira
A solução feita de detergente e óleo para eliminar pulgão em laranjeira tem uma receita simples. Em volume igual para cada produto, misture um detergente neutro com óleo vegetal. No momento de utilizar o inseticida caseiro, é importante diluir em água a 2%.
São mais de 100 variedades de laranjas cultivadas pelo mundo. No Brasil, as mais comuns são as laranjas Bahia, Pêra, Natal, Valência, Hamlin, Westin e Rubi.
A produção de laranja Pêra tem papel fundamental na citricultura brasileira graças à versatilidade dessa cultivar. Apesar de não sabermos ao certo sua origem, hoje é a cultivar mais plantada no Brasil.
Em relação à vitamina C existe uma pequena diferença entre as laranjas. A fruta que possui maior teor dessa vitamina é a laranja-da-baía (56,9 mg a cada 100 g de alimento), seguida da laranja-pera (53,7 mg).
De sabor doce, pouco ácida, polpa suculenta e casca amarelo-clara, a laranja seleta é uma das favoritas dos brasileiros, que a consomem tanto em sucos como em receitas, como geleia e bolos. ... Dela se pode consumir tudo, com exceção das sementes, pois sua casca e bagaço possuem bastante fibras que auxiliam na digestão.
Na hora de escolher, é o seguinte: as frutas cítricas têm que ter a consistência igual em todos os lados. Se tiver um pedaço mais mole, é sinal de que foi batida ou está estragada.
Não era um golpe de sorte: na verdade, o que torna a laranja-baía maior e mais gostosa que uma laranja normal é justamente o fato de que ela são duas laranjas em uma. E o umbigo é só efeito colateral disso.
A laranja Navelina está classificada no grupo Baia, basicamente caracterizado pela presença de “umbigo”. A árvore da laranjeira Navelina tem tamanho médio, com a copa esférica e frondosa. ... Seu nome é uma síntese dos termos em Inglês que o caracterizam: Orange (laranja), tangerine (tangerina) e unique (única).
História. A laranja-da-baía é provavelmente uma mutação natural que teria ocorrido em Salvador, Bahia, no bairro do Cabula, por volta de 1800. [1] Acredita-se que tenha se originado da laranja-seleta. ... Daí saíram as mudas que se espalharam não só pelos EUA, mas pelo mundo, agora chamadas de Washington Navel.
Cubra totalmente a raiz com a mistura de terras e areia. Pressione a terra para dar firmeza. Insira um tutor da altura do fundo do vaso até o topo da planta (o tutor pode ser uma vareta de madeira ou vara de bambu). Cubra a superfície do vaso com as pedras de argila expandida para decorar.
O que causa rachaduras nas laranjas e como evitar? Essas rachaduras são causadas por alterações climáticas. Condições extremas de seca ou de chuvas aceleram o desenvolvimento do fruto, em relação ao da casca, provocando a rachadura.