O ser humano é capaz de construir algo novo, diante disto, Jacques Delors (1999) apresentou quatro pilares para a construção de uma sociedade mais justa e humana, que ajudam as pessoas a adaptar-se aos novos tempos: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Os 4 pilares da educação e o papel da tecnologia
Aprender a ser – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência.
Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros A educação tem por missão, por um lado, transmitir conhecimentos sobre a diversidade da espécie humana e, por outro, levar as pessoas a tomar consciência das semelhanças e da interdependência entre todos os seres humanos do planeta.
Aprender a conviver é um dos princípios propostos e defendidos no relatório da Unesco, elaborado por Jacques Delors. Esse Pilar da Educação tem o intuito de estabelecer entre todos que existe o pensar diferente e que ainda temos muito o que avançar em relação à percepção e a respeito aos interesses da coletividade.
3 – Aprender a conviver Descobrir que o outro é diferente e, ao mesmo tempo, encarar essa diversidade como algo normal, é o que torna a convivência mais leve e permite criar laços afetivos. Junto a isso, há o fortalecimento da empatia, da tolerância e do respeito.
Segundo Delors, a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância; aprender a fazer mostra a coragem de ...
Conviver em grupo é uma conquista diária, é um tolerar o outro, é dizer o que pensa, ser sincero, amável, é dar a sua opinião e respeitar a do outro, é saber quando chegar e quando sair, é ser você independentemente do que outro ache ou goste.
15 dicas para conviver em sociedade
A vida em grupo possibilita crescimento, aponta oportunidades, consola nos momentos difíceis. Mas nem sempre a convivência é simples. Conviver é o desafio de encontrar harmonia nas relações, equilibrando planos compartilhados com visões de mundo diferenciadas.
Viver em harmonia não significa aceitar tudo, concordar sempre e não questionar nada e sim buscar respeitar e agregar à vida do outro, mas sem deixar de ser quem você é. Nenhuma relação que te obrigue a ser diferente e ir contra a sua essência vale a pena ser mantida.
8 dicas para a harmonia familiar
Para viver em harmonia é recomendado que se tenha um comportamento moral segundo os princípios e valores éticos da sociedade. PORQUE. II - A ética tem a ver com a liberdade de escolha e a autonomia humana em. determinar como se quer conviver.
substantivo feminino Concordância ou concórdia; em que há acordo ou falta de conflitos. Equilíbrio ou combinação entre elementos que ocasiona uma sensação agradável ou aprazível. [Música] Ciência que se dedica ao estudo dos acordes e de suas relações. [Música] Reunião dos sons que são agradáveis aos ouvidos.