Esta área da gestão é denominada Logística, diretamente relacionada à produção, armazenamento, distribuição, transporte e manutenção de materiais, considerando-se o valor a ser deduzido e/ou agregado a cada procedimento. ...
preparação prévia, e sem tal preparação o fracasso é certo” (Confúcio). A logística é definida como sendo todos os processos que estão inseridos na armazenagem, transporte e distribuição de mercadorias.
De 1965 a 1980: - Colaboração decisiva da logística no esforço para aumentar a produtividade da energia, visando compensar o aumento da produção industrial; - Crise do petróleo; - Crescimento dos custos da mão de obra; - Crescimento dos juros internacionais.
Novaes propõe uma evolução da logística baseada em quatro fases que são as seguintes: atuação segmentada, integração rígida, integração flexível e integração estratégica.
3. Evolução da Logística. Até a década de 1940, poucos eram os estudos sobre o que é logística. ... Dessa forma, atualmente, a logística gira em torno da redução de custos, aumento da agilidade no processo e do atendimento total às necessidades do cliente.
São eles: recebimento, armazenagem, separação e expedição.
Logística e preservação de materiais: 5 fatores para levar em consideração
São fatores que contribuíram para o desenvolvimento da Logística: MUNDO GLOBALIZADO - as empresas começaram a vender mais e, consequentemente, se organizaram para tal. CONCORRÊNCIA - hoje em dia, é um diferencial competitivo. NECESSIDADE DOS CONSUMIDORES - é o principal motivo da existência de todo o aparato logístico.
Transporte; • Estocagem; • Armazenamento; • Processamento de pedidos; • Lotes de produção; • Lotes de compras; e • Prestação de serviço ao cliente.
É importante que você tenha uma medida exata do tempo em que cada produto fica sob os cuidados do seu local, do preço e da porcentagem de custo sobre a taxa de armazenagem. Ao multiplicar todos esses fatores pela metade da quantidade total daquele produto, você obtém o resultado que deseja.
Entre as suas principais vantagens, podemos destacar a capacidade de separar custos logísticos por produto, cliente e fornecedor. Isso permite medir a participação de cada venda na lucratividade da empresa e identificar onde é possível reduzir os gastos e, consequentemente, aumentar os ganhos nas operações.
Os 10 principais custos logísticos de sua empresa
? O custo logístico – soma dos gastos com transporte, estoque, armazenagem e serviços administrativos – consome 12,7% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, que corresponde ao total das riquezas produzidas pelo país. O índice cresceu no ano passado, frente aos 12,1% registrados em 2014, e equivale a R$ 749 bilhões.
A definição de nível de serviço logístico não poderia ser mais simples: é a análise da eficiência de um fornecedor da área logística. Por meio de indicadores de desempenho, é possível definir parâmetros de avaliação, acompanhar os resultados e identificar pontos de melhoria no serviço prestado.
Custo de Aquisição – Valor que envolve os custos de cotação e do produto ou serviços em si e custos decorrentes da entrega. Custo de Armazenagem – Valor que envolve gastos com espaço para armazenagem e pessoal para movimentação do produto.