As veias dos membros inferiores são o arco venoso dorsal do pé, a tibial anterior, a tibial posterior, a fibular / peroneal, a poplítea, a femoral, a safena magna, a safena parva, a ilíaca externa e as veias ilíacas comuns. Elas são divididas nos sistemas venosos profundo e superficial.
Os principais, denominados veias superficiais, são as veias safenas magna e parva; suas numerosas tributárias, em sua maioria, não são nomeadas. As veias profundas dos membros inferiores acompanham as artérias e seus ramos.
As varizes dos membros inferiores são veias que se apresentam dilatadas, tortuosas e alongadas. Por conta disto, estas veias se tornam visíveis e deixam de conduzir o sangue de forma adequada; muitas vezes causando desconforto.
Tabagismo, gravidez e sedentarismo também contribuem para o surgimento de varizes por dificultarem a circulação de sangue. Pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal, em especial a progesterona, também podem provocar a dilatação das veias. Existem diferentes tipos de tratamentos para as varizes.
Varizes são veias dilatadas e deformadas, de coloração púrpuro-azulada, que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço. Sua ocorrência é mais comum em pessoas que necessitam ficar em pé por longos períodos.
As principais formas de tratamento de varizes são:
8 Remédios caseiros para Varizes
Vinagre de maçã Basta aplicar o vinagre de maçã na pele sobre as veias varicosas, massageando suavemente. Isso deve ser feito duas vezes ao dia, preferencialmente de manhã e antes de dormir.
Desta forma, os remédios para as varizes diminuem os sintomas associados à doença, como dor e o aparecimento de úlceras....Alguns exemplos são:
Os tratamentos naturais para má circulação são o uso de chás diuréticos, como chá verde ou chá de salsinha, beber mais líquidos durante o dia ou diminuir o consumo de sal.
As pomadas e géis, como Hirudoid, auxiliam no tratamento das varizes, pois diminuem a inflamação, aliviam a dor, reduzem o edema (inchaço), amenizam a sensação de peso nas pernas causada pelo inchaço e a vermelhidão³.
Um ótimo remédio caseiro para trombose é o chá de ginkgo pois esta planta medicinal possui propriedades estimulantes da circulação sanguínea e anti-trombóticas. Esse tratamento caseiro não substitui o tratamento medicamentoso quando for prescrito pelo médico.
A má circulação do sangue pode estar associada ao consumo de álcool e tabaco, a problemas cardíacos, renais e vasculares e também à obesidade, pressão alta, diabetes e colesterol. Apesar de este ser um quadro clínico muito amplo, o sintoma mais comum é o inchaço (retenção de líquido), formigamento e dores nas pernas.
Damasco, morango, tomate, ameixa e pêssego são alguns dos exemplos. Frutas vermelhas como amora, framboesa, uva e mirtila são alimentos que trazem alguns benefícios para a circulação. Sobretudo o último, pois fortalece as paredes das veias e dos capilares. “Não deixe de consumir cebola e alho”, alerta Karin.
5 alimentos para proteger as artérias
Uma dessas possíveis soluções é a cirurgia de revascularização miocárdica: ela é feita usando a artéria mamária (que fica próxima ao coração), parte da veia safena (que fica na perna) e outros enxertos arteriais para desviar o fluxo saguíneo, normalizando a circulação de sangue no local onde existam obstruções.
Aqui estão alguns alimentos que bebidas que são conhecidos por manterem suas artérias livres de entupimento: