Regras
Regras da queimada
A origem exata dos jogos com bolas de gude não é clara, mas os relatos e registros históricos, arqueológicos e culturais sugerem que o hábito é muito antigo. As primeiras notícias são do ano 3.
Jeito de brincar Os jogadores têm que percorrer com a bolinha de gude todo o caminho - os cinco buracos. Quem acertar o buraco continua o jogo. Se errar, passa a vez para o próximo jogador. Quem terminar todo o percurso deve acertar três vezes a bolinha dos outros competidores, para eliminá-los da brincadeira.
Uma das brincadeiras mais popularizadas consiste em um círculo desenhado no chão, onde os jogadores devem, com um impulso do polegar, jogar a bolinha. Os jogadores seguintes devem acertar a bolinha, e se conseguirem retirá-la do círculo, elas se tornam suas. Vence aquele que ficar com as bolinhas de seus companheiros.
1. Pão pequeno, redondo e chato. 2. Bolo ou pão feito geralmente com carnes (ex.: bola de chouriço).
Berlinde ou bola de gude é uma pequena bola de vidro maciço, pedra ou metal, que pode ser translúcida, manchada ou intensamente colorida, de tamanho variável, usada em jogos infantis.
É conhecida por tantos nomes diferentes que fica até difícil lembrar: berlinde, burquinha, burca, baleba, bila, biloca, bilosca, birosca, bolinha, bolita, boleba, bolega, borroca, bugalho, búraca, búlica, búrica, bute, cabiçulinha, carolo, clica, firo, fubeca, guelas, nica, peca, peteca, pinica, pirosca, mangalho, ...
Significado de Pega-pega Correria que resulta de alguma ação policial. Brincadeira de criança em que uma corre atrás de outra, buscando a pegar (tocar), com um lugar livre onde não se pode pegar; pique. ... Etimologia (origem da palavra pega-pega).
Significado de Pega substantivo masculino Corrida ilegal entre dois carros ou duas motos; racha. Briga verbal muito intensa; desavença. Argola de metal usada para prender escravos.
Os participantes batem na mão do pegador, que conta até dez e corre atrás das crianças. Quando o pegador está prestes a pegar uma criança, ela tem que gritar o nome de uma fruta e se agachar. Se repetir o nome da fruta dita por ela ou por outra, a criança vira o pegador, e a brincadeira recomeça.