Afirma-se que o sistema de marcação por zona consiste em atribuir a cada jogador da equipe um espaço definido em quadra, de maneira especial, na zona de defesa, com a incumbência de ocupá-la e defendê-la integralmente. Neste sistema marca-se a movimentação da bola e não a do jogador.
Na marcação Individual cada jogador da equipe de defesa possui um jogador da equipe adversária o qual ele deverá marcar o tempo todo, desprezando a questão de posicionamento, importando tão somente o jogador pré-definido a ser marcado por cada membro da equipe.
Quanto ao tipo, existem três básicos, a marcação individual, por zona e mista. Na marcação individual, também conhecida por “homem a homem”, cada jogador da defesa tem sob sua responsabilidade um adversário predeterminado para marcar.
Marcação zonal: age sobre o espaço. Marcação individual: age sobre o jogador adversário. Marcação individual por setor: cada jogador é responsável por um espaço e pelo jogador adversário que estiver dentro do mesmo.
A marcação por zona tem como referência o espaço: o contato existe só a partir de alguma outra ação - como a bola estar com o adversário, ou se a bola entra numa determinada zona. A referência é ocupar espaços no campo. Marcar por zona ou individual, encaixar ou não são formas de se resolver problemas.
Tipos de marcação no basquete
As variantes de uma marcação por zona.
Sistemas Defensivos no Handebol. ... O sistema mais utilizado é o 6:0, onde se encontram seis jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros. A defesa 5:1 também é bastante utilizada, nela cinco jogadores se posicionam na linha dos 6 metros, e um jogador (bico ou pivô) se posiciona mais à frente que os outros.
Esquemas táticos do futebol
2-3-5. É o esquema mais ofensivo do futebol,conhecido também como pirâmide ou WM, com dois zagueiros, três meias ofensivos e cinco atacantes, sendo dois nas pontas, dois segundos atacantes e um centro-avante.
No futebol, o sistema deve ser aquilo que determina as ações, coordenação, organização e reorganização de uma equipe em campo, tendo em conta o seu adversário, a direção de ataque e de defesa e a posição da bola.
O Sistema 5:1 é formado cinco jogadores na primeira linha de defesa e um na segunda linha. Este jogador que fica na segunda linha, tem como função tentar impedir que passes sejam trocados no ataque, ou que algum jogador adversário tente alguma penetração contra sua meta.