São multicomputadores compostos por um grande número de processadores, fortemente acoplados através de uma rede de alta velocidade. Geralmente são arquiteturas de custo elevado pois utilizam processadores específicos e redes de interconexão proprietárias.
VANTAGENS DA TÉCNICA DO PARALELISMO: Maior precisão tridimensional da imagem Mais fácil de executar devido uso de posicionadores de filme Possibilita padronizar imagens DESVANTAGENS DA TÉCNICA DO PARALELISMO: Limitações para pacientes infantis ou com abertura bucal limitada Requer cuidados especiais de esterilização e ...
Em um sistema SMP, existe um limite prático para o número de processadores que podem ser usados. Um esquema de cache efetivo reduz o tráfego no barramento entre qualquer processador e a memória principal. À medida que aumenta o número de processadores, também aumenta o tráfego no barramento.
Um sistema distribuído é uma coleção de dispositivos autônomos conectados por uma rede de comunicação que é percebida pelos usuários como um único dispositivo provendo serviços ou resolvendo algum problema. Dessa forma contribui para que as plataformas diferentes de hardware possam manter uma comunicação eficiente.
Definimos um sistema distribuído como aquele no qual os componentes de hard- ware ou software, localizados em computadores interligados em rede, comunicam-se e coordenam suas ações apenas enviando mensagens entre si. ... Os computadores conectados por meio de uma rede podem estar separados por qual- quer distância.
Um SD aberto é um sistema que oferece serviços de acordo com regras padrões. Meta de projeto importante em SD diz respeito a capacidade de crescimento do sistema (Escalabilidade). Diferentes formas de transparência em um sistema distribuído. ... Grande parte dos sistemas contam apenas, escalabilidade em tamanho.
Transparência, consiste em promover acesso a recursos distribuídos de forma oculta, como se fosse um único sistema para o usuário. ... O usuário não deve perceber se o recurso acessado é local ou remoto.
Sistemas distribuídos pervasivos Esses sistemas denominados sistemas distribuídos pervasivos, os equipamentos costumam ser caracterizados por seu pequeno tamanho, pela alimentação por bateria, por sua mobilidade e por terem somente uma conexão sem fio.
1. A heterogeneidade do sistema Quando falamos em heterogeneidade (variedade, diferença) de um sistema, pensamos logo na internet, pois ela permite que diferentes tipos de usuários acessem e executem algum tipo de aplicativo, através de variados tipos de computadores que estão conectados a ela.
Conceito: Arquitetura de Sistema. Uma arquitetura de sistema é uma representação de um sistema em que existe um mapeamento de funcionalidade para componentes de hardware e software, um mapeamento da arquitetura de software de hardware para a arquitetura de hardware e uma interação humana com esses componentes.
Resposta:A arquitetura de software de um sistema consiste na definição dos componentes de software, suas propriedades externas, e seus relacionamentos com outros softwares. O termo também se refere à documentação da arquitetura de software do sistema.
Uma arquitetura de microsserviços consiste em uma coleção de pequenos serviços autônomos. A microservices architecture consists of a collection of small, autonomous services. Cada serviço é independente e deve implementar uma única funcionalidade comercial em um contexto limitado.
Uma arquitetura de referência é um documento ou um conjunto de documentos apresentando as estruturas e integrações recomendadas de produtos e serviços de TI, para formar uma solução.
Nos microsserviços, cada serviço é independente, ou seja, ao fazer uma modificação em um serviço X, tal modificação não acaba impactando todo o sistema que utiliza o recurso, uma vez que os serviços são isolados. Isso também implica que, se um serviço falhar, geralmente todo o resto da aplicação fica de pé.
Microsserviços são uma abordagem arquitetônica e organizacional do desenvolvimento de software na qual o software consiste em pequenos serviços independentes que se comunicam usando APIs bem definidas. Esses serviços pertencem a pequenas equipes autossuficientes.
O uso de microsserviços reduz o tempo de desenvolvimento, otimiza a produtividade da equipe e reduz o tempo necessário para a finalização do projeto. ... Também é possível usar serviços já existentes em outras aplicações para as aplicações novas, economizando tempo de desenvolvimento.
Como implantar a arquitetura de microsserviços na empresa?
Arquitetura Monolítica é um sistema único, não dividido, que roda em um único processo, uma aplicação de software em que diferentes componentes estão ligados a um único programa dentro de uma única plataforma.
adjetivo Relativo a monólito; semelhante a um monólito (obra construída em uma só pedra). Que consta de uma única pedra. [Figurado] Que se comporta como um conjunto rígido, indivisível: um partido monolítico. Etimologia (origem da palavra monolítico).
6 vantagens dos microsserviços
Micronúcleo, ou microkernel, é uma arquitetura de núcleo (kernel) de um sistema operativo cujas funcionalidades são quase todas executadas fora do núcleo, em oposição a um núcleo monolítico.
O micronúcleo (microkernel) tende a ser mais confiável e seguro. Uma falha em componentes auxiliares não derruba todo o sistema operacional. Existem até outras formas, como o exokernel ou nanokernel, onde o núcleo realmente é mínimo, e todo o resto passa para aplicações comuns.
Em linhas gerais, o kernel é o “cérebro” do computador. Peça fundamental dos sistemas operacionais, ele é a ligação entre o processamento dos dados e os programas.
Resposta: O modo de usuário é um modo restrito, que os programas aplicativos estão executando e inicia. Modo Kernel(núcleo) é o modo privilegiado, que o computador entra ao acessar recursos de hardware.
Como dito antes, o kernel é o núcleo do sistema operacional. É ele quem conversa com o hardware indicando o que deve ser feito. O kernel abstrai a interface de hardware fazendo com que os processos utilizem os recursos do computador de forma organizada. O shell é a camada mais acima do kernel.
Questão 1. Qual é a principal diferença entre modo usuário e modo kernel? Quando um processo ou thread deixa de executar em modo usuário para executar em modo kernel? Resposta esperada: No modo kernel é possível o acesso irrestrito ao conjunto de instruções da máquina.
O que é um ambiente Multithread e quais as vantagens de sua utilização? Resposta = A ideia do ambiente Multithread é trabalhar de forma concorrente dentro do mesmo processo, dividindo as tarefas em várias tarefas menores chamadas de thread ou sub-rotinas. O thread é tratado pelo processador como um processo.
Em um ambiente multithread, um thread pode solicitar o serviço remoto, enquanto a aplicação pode continuar realizando outras atividades úteis. Já para o processo que atende a solicitação, múltiplos threads permitem que diversos pedidos sejam atendidos concorrentemente e/ou simultaneamente.