Dentre as principais protozooses, destacam-se a amebíase, doença de Chagas, malária, leishmaniose e toxoplasmose. As protozooses podem ser contraídas de diferentes formas.
Como é feito o tratamento: O tratamento para a giardíase envolve o uso de antibióticos e antiparasitários, como o Metronidazol, Secnidazol, Tinidazol ou Albendazol, que deve ser usado conforme orientação do médico.
As protozooses são doenças causadas por protozoários, seres unicelulares e heterotróficos do Reino Protista. Protozoários são organismos unicelulares, eucariontes e heterotróficos que, juntamente às algas, compõem o Reino Protista.
Causa. O calazar é causada pelo protozoário parasita Leishmania que é transmitido pela picada de mosquitos-palha infectados. O parasita ataca o sistema imunológico e, meses após a infecção inicial, a doença pode evoluir para uma forma visceral mais grave, que é quase sempre fatal se não for tratada.
Remédios mais utilizados. Os principais medicamentos utilizados para tratar a Leishmaniose visceral são os Compostos Antimoniais Pentavalentes, como o Antimoniato de meglumina e Estibogluconato de sódio, que são a principal opção de tratamento, aplicadas em doses intramusculares ou venosas, por 20 a 30 dias.