Pela primeira vez, mais de 40% da energia gerada no país veio de fontes como a eólica e a solar. Mas recorde se deve também a fatores acidentais, e governo ainda está distante de metas climáticas.
São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra), oceânica (energia das marés e das ondas) e hidrogênio (energia química da molécula de hidrogênio).
Fontes de energia renováveis são recursos naturais considerados inesgotáveis e usados para geração de energia. ... Exemplos de fontes de energias não renováveis são fontes de energia derivadas de combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão mineral, o xisto e o gás natural.
As fontes alternativas de energia são matérias-primas produtoras de energia que, diferentemente das energias convencionais, não utilizam derivados de petróleo e outros combustíveis fósseis para geração de energia.
As fontes de eletricidade limpa são: energia hidráulica, energia eólica, energia solar, energia maremotriz e energia geotérmica, enquanto a principal energia limpa substituta do petróleo é a energia da biomassa.
Resposta. Eólica, hidrelétrica, solar, das marés, biogás e biocombustíveis.
A energia limpa é produzida através de recursos renováveis, já a suja utiliza fontes não renováveis e que se esgotam com o tempo. A chamada energia suja é aquela energia que foi obtida a partir de fontes que geram poluentes na atmosfera e trazem malefícios para o meio ambiente e para a saúde das pessoas.
A energia não renovável (ou energia suja) são aquelas produzidas a partir de fontes de energia que se esgotam na natureza e, portanto, causam diversos impactos ambientais.
As energias renováveis que não causam poluição pela emissão de substâncias são chamadas de energias limpas e incluem: solar, eólica, geotérmica, maremotriz e hidráulica. Os combustíveis fósseis são os meios de geração de energia mais utilizados atualmente.
Petróleo - Uma fonte de energia que precisa que ocorra uma queima, liberando assim muitos gazes que agridem fortemente o meio ambiente. Gás natural - Utilizada em termoelétricas, libera também muitos gazes tóxicos em sua queima, sendo eles prejudiciais ao meio ambiente. Energia solar - Utiliza a luz proveniente do sol.
Agora, um extensivo estudo acerca das várias tecnologias energéticas por fontes limpas, realizado por um time internacional de cientistas e publicado este mês no jornal periódico Nature Energy, mostra que as tecnologias movidas pela fonte Solar e eólica são as que apresentam o menor impacto ambiental durante o seu ...
As fontes de energia sustentáveis estão enquadradas nas que menos danificam o meio ambiente, como a energia solar, energia eólica, energia maremotriz, etc. A geração de energia elétrica por meio de combustíveis petrolíferos e a exposição de gases tóxicos, são os que mais danificam.
Já a fonte eólica corresponde a 1%. O aproveitamento dos raios solares para a geração de energia é uma das formas menos nocivas ao meio ambiente. Geralmente quando se fala em energia solar, vem à mente as placas que captam os raios do sol para transformá-los em energia elétrica.