O taylorismo é um método de administração do trabalho criado por Frederick Winslow Taylor, que visava o aumento da produtividade. ... Dentre as características do Fordismo estão: melhoria da linha de montagem de produtos, produção em série e em larga escala, ritmo do trabalho ditado pela máquina etc.
O Toyotismo é o modo de produção caracterizado pela produção de acordo com a demanda, objetivando a não acumulação de produtos e matérias-primas. ... O Toyotismo é caracterizado por romper com o padrão fordista de produção em massa, que se destacava pela estocagem máxima de matérias-primas e de produtos maquinofaturados.
Por sua parte, o Fordismo manteve o mecanismo de produção e organização semelhante ao taylorismo, porém adicionou a esteira rolante, ditando um novo ritmo de trabalho. O Toyotismo, por sua vez, se concentrou no aspecto da cultura organizacional e de sua importância para a competitividade de uma empresa.
Por fim, o Taylorismo adotava o controle do tempo, enquanto no modelo de Ford imperava a rígida padronização da produção. Enquanto o Fordismo e o Taylorismo produziam em massa e produtos iguais, fazendo com que os estoques ficassem cheios, o Toyotismo produzia pequenos lotes de produtos escolhidos pela demanda.
Frederick W. Taylor
A história da Administração surgiu a muitos séculos atrás, mais precisamente no ano 5.