Primeiro, há uma explicação fisiológica para a carne ser um alimento "pesado" para o estômago. Além de proteína, o alimento é rico em gordura e fibras. Esses dois componentes são umas das últimas coisas que o estômago digere. A gordura promove um retardo do movimento do estômago, fazendo a digestão mais devagar.
Aumenta os níveis de colesterol A carne vermelha tem mais gordura saturada, o que é um dos fatores responsáveis por elevar os níveis de colesterol. Como consequência, você passa a ter um acúmulo maior de gordura no organismo, principalmente nos vasos sanguíneos, o que leva a outros problemas.
Mito #1 – A Carne Apodrece No Seu Intestino O que realmente acontece quando comemos carne é que ela é quebrada em pedaços menores, graças à presença do ácido estomacal e das enzimas digestivas. Já no intestino delgado, as proteínas são reduzidas a aminoácidos, e as gorduras são reduzidas a ácidos graxos.
1. Carne vermelha pode agravar a gastrite devido à presença de gorduras. Ao fazer a digestão da proteína presente nas carnes vermelhas, o estômago acaba liberando uma quantidade de enzimas digestivas que pode piorar a inflamação.
As carnes devem ser sempre magras, sem gordura, assadas, grelhadas ou cozidas; Para temperar, utilizar especialmente ervas finas, evitando molhos prontos, pimenta, alho, cebola ou mostarda; Gelatina de agar agar, cremes com mingau de maisena e frutas frescas sem casca ou cozidas.
Carnes de frango cozido, refogado ou grelhado; peixes não muito gordurosos, como pescada e merluza - ao forno ou grelhados - e carnes vermelhas menos gordurosas - o que inclui patinho, coxão mole e lagarto - estão liberadas, segundo a nutricionista Andréia Ceschin de Avelar. Mas nada de frituras!
Além do leite, quem tem refluxo também pode comer carnes brancas como frango e frutos do mar como peixes e camarão. Essas carnes possuem baixo teor de gordura e ajudam a reduzir os efeitos do refluxo. Mas é importante que elas sejam preparadas de forma saudável, de preferência cozidas ou assadas.
Frutas não ácidas Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.
Frutas não cítricas Além do mamão, as frutas não cítricas como melão, melancia, maçã, banana, pera e goiaba também são indicadas.
Segundo Giovana, uma alimentação natural e rica em alimentos frescos é recomendada para todos, ainda mais para pessoas com gastrite. "Tente incluir em sua rotina, de 2 a 4 frutas por dia. Boas opções incluem: maçã, banana, pêssego, pera, uva, melão, morango e kiwi.
Há quem tenha dores de cabeça comendo melancia. "A fruta contém nitrito, a mesma substância usada no corante de salames, mortadela e presunto". Dor de cabeça com data marcada -a que anuncia a menstruação-nem sempre é sinal de TPM (tensão pré-menstrual).
Melancia "A água é sempre uma aliada no combate à dor de cabeça, pois o estado de hidratação adequado ajuda a prevenir as crises, quando causadas pela desidratação", considera Lenina. Além disso, a melancia contém magnésio, nutriente importante para pessoas com dores de cabeça e deficiência deste mineral.