Quais as principais características de um data warehouse Em um DW, são compilados dados relacionais de sistemas transacionais, aplicativos voltados a negócios e bancos de dados operacionais. Os dados precisam ser de qualidade e organizados. Permite consultas mais ágeis, graças à tecnologia de armazenamento local.
Segundo Date (2004) “Data Warehouse (que no português significa, literalmente armazém de dados) é um deposito de dados orientado por assunto, integrado, não volátil, variável com o tempo, para apoiar as decisões gerenciais”.
Um Data Warehouse produz informações estratégicas, táticas e operacionais para a gestão de dados na empresa, pois ele consiste em um banco de dados centralizado que fornece suporte à tomada de decisões. Além disso, centraliza os dados da companhia e elimina ruídos de comunicação entre os seus setores, unificando-os.
Enquanto um Data Lake armazena qualquer tipo de dados, incluindo arquivos, logs, imagens ou dados de sensores, por exemplo, o Data Warehouse armazena primariamente dados estruturados.
O termo "data lake" ("lago de dados", em português) foi criado por James Dixon, CTO da Pentaho. É apropriado descrever esse tipo de repositório como um lago porque ele armazena um conjunto de dados em seu estado natural, como um corpo d'água que não foi filtrado ou contido.
Hadoop é uma estrutura de software open-source para armazenar dados e executar aplicações em clusters de hardwares comuns. Ele fornece armazenamento massivo para qualquer tipo de dado, grande poder de processamento e a capacidade de lidar quase ilimitadamente com tarefas e trabalhos ocorrendo ao mesmo tempo.
O Hadoop é um projeto que oferece uma solução para problemas relacionados à Big Data, tendo em seu núcleo duas partes essenciais: o Hadoop Distributed Filesystem (HDFS), que é um sistema de arquivos distribuído e confiável, responsável pelo armazenamento dos dados, e o próprio Hadoop MapReduce, responsável pela análise ...
Algumas das razões para se usar Hadoop é a sua “capacidade de armazenar, gerenciar e analisar grandes quantidades de dados estruturados e não estruturados de forma rápida, confiável, flexível e de baixo custo.
Um conjunto de setores do HD que são endereçados pelo sistema operacional como uma única unidade lógica. Em outras palavras, um cluster é a menor parcela do HD que pode ser acessada pelo sistema operacional.