O Que Significa A Palavra Poo?

O que significa a palavra Poo

Como a maioria das atividades que fazemos no dia a dia, programar também possui modos diferentes de se fazer. Esses modos são chamados de paradigmas de programação e, entre eles, estão a programação orientada a objetos (POO) e a programação estruturada. Quando começamos a utilizar linguagens como Java, C#, Python e outras que possibilitam o paradigma orientado a objetos, é comum errarmos e aplicarmos a programação estruturada achando que estamos usando recursos da orientação a objetos.

Alguns problemas aparecem com tanta frequência em POO que suas soluções se tornaram padrões de design de sistemas e modelagem de código orientado a objeto, a fim de resolvê-los. Esses padrões de projeto, (ou design patterns) nada mais são do que formas padronizadas de resolver problemas comuns em linguagens orientadas a objetos. O livro "Design Patterns", conhecido como Gof:Gang of Four, é a principal referência nesse assunto, contendo os principais padrões usados em grandes projetos. A Alura também oferece cursos de Design Patterns em linguagens de programação como Java, Python e C#.

Repare que apesar de serem objetos diferentes, moto e carro possuem os mesmos métodos acelerar e acenderFarol, que são chamados da mesma forma, apesar de serem implementados de maneira diferente.

Muitos dos métodos dos carros são comuns em vários automóveis. Tanto um carro quanto uma motocicleta são classes cujos objetos podem acelerar, parar, acender o farol etc, pois são coisas comuns a automóveis. Podemos dizer, então, que ambas as classes "carro" e "motocicleta" são "automóveis".

Parceiros

Um pequeno detalhe: uma interface não pode ser herdada por uma classe, mas sim implementada. No entanto, uma interface pode herdar de outra interface, criando uma hierarquia de interfaces. Usando um exemplo completo com carros, dizemos que a classe "Honda Fit Cross" herda da classe "Honda Fit", que por sua vez herda da classe "Carro". A classe "Carro" implementa a interface "Automóvel" que, por sua vez, pode herdar (por exemplo) uma interface chamada "MeioDeTransporte", uma vez que tanto um "automóvel" quanto uma "carroça" são meios de transporte, ainda que uma carroça não seja um automóvel.

No nosso exemplo, você acabou de comprar um carro com os atributos que procurava. Apesar de ser único, existem carros com exatamente os mesmos atributos ou formas modificadas. Digamos que você tenha comprado o modelo Fit, da Honda. Esse modelo possui uma outra versão, chamada WR-V (ou "Honda Fit Cross Style"), que possui muitos dos atributos da versão clássica, mas com algumas diferenças bem grandes para transitar em estradas de terra: o motor é híbrido (aceita álcool e gasolina), possui um sistema de suspensão diferente, e vamos supor que além disso ele tenha um sistema de tração diferente (tração nas quatro rodas, por exemplo). Vemos então que não só alguns atributos como tambm alguns mecanismos (ou métodos, traduzindo para POO) mudam, mas essa versão "cross" ainda é do modelo Honda Fit, ou melhor, é um tipo do modelo.

Esse novo paradigma se baseia principalmente em dois conceitos chave: classes e objetos. Todos os outros conceitos, igualmente importantes, são construídos em cima desses dois.

Esse encapsulamento de atributos e métodos impede o chamado vazamento de escopo, onde um atributo ou método é visível por alguém que não deveria vê-lo, como outro objeto ou classe. Isso evita a confusão do uso de variáveis globais no programa, deixando mais fácil de identificar em qual estado cada variável vai estar a cada momento do programa, já que a restrição de acesso nos permite identificar quem consegue modificá-la.

Tradutor on-line com a tradução de poo em 25 línguas

 Tradutor on-line com a tradução de poo em 25 línguas

A programação orientada a objetos surgiu como uma alternativa a essas características da programação estruturada. O intuito da sua criação também foi o de aproximar o manuseio das estruturas de um programa ao manuseio das coisas do mundo real, daí o nome "objeto" como uma algo genérico, que pode representar qualquer coisa tangível.

Em projetos desenvolvidos com POO, assim como em qualquer outro, o cdigo pode se tornar desorganizado e dificil de manter a médio e longo prazo. Em vista dessa situação, alguns princípios de boas práticas de programação e código limpo foram desenvolvidos como, por exemplo:

Design Patterns

As duas bases da POO são os conceitos de classe e objeto. Desses conceitos, derivam alguns outros conceitos extremamente importantes ao paradigma, que não só o definem como são as soluções de alguns problemas da programação estruturada. Os conceitos em questão são o encapsulamento, a herança, as interfaces e o polimorfismo.

Cf. O que a gíria “PARTY POOPER” significa? Qual é a tradução?

Qual é o significado de POOP?

Cf. TURD? Qual é o significado e a pronúncia de TURD?

Essas estruturas são usadas para processar a entrada do programa, alterando os dados até que a saída esperada seja gerada. Até aí, nada que a programação orientada a objetos não faça, também, certo?

A pronúncia de poop no YouGlish

Olaaar!Meu nome é João, apelidado de Urso ou Sucesso, e sou um dos devs do Grupo Alura, responsável pelo desenvolvimento e manutenção da Alura e das outras plataformas do Grupo. Meu foco é em infraestrutura e banco de dados, curto bastante a otimização de queries e endpoints da plataforma, de ver a magia da AWS rolando por debaixo dos panos e passo raiva com caches como qualquer um.

No entanto, se alguns desses atributos ou métodos forem facilmente visíveis e modificáveis, como o mecanismo de aceleração do carro, isso pode dar liberdade para que alterações sejam feitas, resultando em efeitos colaterais imprevisíveis. Nessa analogia, uma pessoa pode não estar satisfeita com a aceleração do carro e modifica a forma como ela ocorre, criando efeitos colaterais que podem fazer o carro nem andar, por exemplo.

Fale Conosco

Dizemos, nesse caso, que o método de aceleração do seu carro não é visível por fora do próprio carro. Na POO, um atributo ou método que não é visível de fora do próprio objeto é chamado de "privado" e quando é visível, é chamado de "público".

Assim, abstraindo um pouco a analogia, uma classe é um conjunto de características e comportamentos que definem o conjunto de objetos pertencentes à essa classe. Repare que a classe em si é um conceito abstrato, como um molde, que se torna concreto e palpável através da criação de um objeto. Chamamos essa criação de instanciação da classe, como se estivéssemos usando esse molde (classe) para criar um objeto.

Quais os pilares de Poo?

Abaixo, os quatro pilares da programação orientada a objetos:

  • 1 - Abstração. Antes de mais nada, imagine o que esse objeto irá realizar. ...
  • 2 - Encapsulamento. ...
  • 3 - Herança. ...
  • 4 - Polimorfismo.

Quais são as principais características da programação orientada a objetos?

Encapsulamento, herança e polimorfismo: as principais características da POO. As duas bases da POO são os conceitos de classe e objeto. Desses conceitos, derivam alguns outros conceitos extremamente importantes ao paradigma, que não só o definem como são as soluções de alguns problemas da programação estruturada.

Quais são as principais características das linguagens de programação orientada a objetos?

Características da programação orientada a objetos Para uma linguagem ser considerada no paradigma do POO, existem quatro características principais que precisam fazer parte de sua aplicação: abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo.

Qual característica não pertence a programação orientada a objetos?

Essa é a questão completa. Explicação: Qual característica não pertence à programação orientada a objetos? Reduzir o tempo necessário para adaptar um sistema existente..

Quais são as principais características das análises estruturada essencial é orientada a objetos?

A análise essencial relaciona-se com os eventos, e estes interagem diretamente com o sistema. O sistema, por sua vez, deverá possuir uma série de reações que responderão aos eventos. A programação orientada a objetos, por sua vez, é diferente das outras, uma vez que suas funções e dados estão juntos, formando o objeto.

O que é uma linguagem não procedural?

Linguagem de programação que não obedece ao paradigma procedural de execução sequencial das instruções, chamadas de sub-rotinas e estruturas de controle. Em vez disso, ela descreve um conjunto de fatos e relações e, depois, recebe consultas para a obtenção de resultados específicos.

Quais são as estruturas dentro de uma linguagem procedural?

É uma forma de desenvolvimento em que todos os programas possíveis podem ser reduzidos a apenas três estruturas: sequência, decisão e iteração.

Quais os paradigmas da linguagem de programação?

Alguns dos principais paradigmas utilizados hoje no mercado:

  • Funcional.
  • Lógico.
  • Declarativo.
  • Imperativo.
  • Orientado a objetos.
  • Orientado a eventos.

Qual método mais utilizado nos paradigmas de linguagem de programação?

programação orientada ao objeto