Pomba-Gira da Calunga, é uma entidade muito poderosa e muito prestigiada por mulheres e homens que perderam seus amores por algum motivo … Esta Pomba-Gira é procurada também para problemas de saúde e de abertura de caminhos e vícios.
Atualmente vivem na comunidade de Vão de Almas 215 famílias, cerca de 1.
Quilombolas são os descendentes e remanescentes de comunidades formadas por escravizados fugitivos (os quilombos), entre o século XVI e o ano de 1888 (quando houve a abolição da escravatura), no Brasil.
Quilombolas são os atuais habitantes de comunidades negras rurais formadas por descendentes de africanos escravizados, que vivem, na sua maioria, da agricultura de subsistência em terras doadas, compradas ou ocupadas há bastante tempo.
As palavras "quilombo" e "quilombola" hoje estão associadas a um povo que teria desaparecido com o fim da escravidão. O que hoje se chama de "comunidade remanescente de quilombo" são agrupamentos que herdaram as principais características desses espaços, formados por netos e bisnetos de escravos.
QUEM SÃO, COMO VIVEM Em Oriximiná, vivem cerca de 10.
Encravados no Rio de Janeiro, três quilombos mantêm viva a memória das lutas que os originaram. ... Em pleno século 21, os quilombos de Sacopã, Pedra do Sal e Camorim resistem - ao apagamento da memória, ao desaparecimento cultural ou à especulação imobiliária - e sobrevivem.
No estado do Rio de Janeiro, existem 29 comunidades reconhecidas pela FCP, sendo duas tituladas pelo Incra.
Remanescentes de Quilombos: São grupos descendentes de escravos africanos que se refugiaram em locais conhecidos como quilombos. Estima-se que existiam pelo menos 15 comunidades quilombolas no estado do Rio de Janeiro.
Quilombo do Grotão