Segundo José Luiz Ribeiro, a quadrilha, que é a principal brincadeira da festa junina, surgiu no século XVIII e vem sofrendo adaptações ao longo dos anos. “Atualmente nós temos uma representação dramática dos personagens. Normalmente é o pai da noiva obrigando o noivo a casar, um padre cômico e a noiva grávida.
A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais de Festa Junina. Ela é simples e bem divertida. Basta recortar peixes de papel grosso (tipo papelão) e colocar números neles. Devemos colocar uma argola na boca do peixe e enterrá-lo num recipiente grande com areia.
Essa brincadeira é fácil de criar: basta desenhar um grande rosto de palhaço em um papelão e recortar um buraco na sua boca. Pendure o palhaço ou apóie-o de pé de alguma forma. As pessoas devem acertar a bolinha (de tênis ou de borracha) no buraco, jogando de uma certa distância.
QUER RECEBER MAIS IDEIAS MÁGICAS PARA A SALA DE AULA?
Objetivos: Conhecer as origens, as diferentes culturas e as características das festas juninas. Valorização das tradições culturais e respeito ao trabalho do homem do campo. Ambiente urbano e ambiente rural.
Como organizar uma festa junina?
Vamos experimentar os ritmos e movimentos?
As Festas Juninas acontecem durante todo o mês de junho e comemoram Santo Antônio, São João e São Pedro, celebrados nas seguintes datas: domingo 13 junho 2021 (Santo Antônio), quinta-feira 24 junho 2021 (São João) e terça-feira 29 junho 2021 (São Pedro)
A preparação para o espetáculo deste ano foi paralisada, mas quadrilheiros mantêm acesa a chama da tradição. Junto com os arraiais, as quadrilhas são o maior símbolo dos festejos juninos e representam toda a alegria do forró e do São João, mas em 2020 a festa não vai ter apresentação das quadrilhas.
As Festas Juninas são comemorações que acontecem no mês de junho no Brasil. Os três santos populares lembrados são: Santo Antônio, São Pedro e São João. Tradicionalmente, as festas juninas começam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro.
As festas juninas são comemoradas durante todo o mês, de 1 a 30 de junho, em honra a três santos populares: Antônio, João e Pedro. Há quem defenda a ideia de que devem ter início no dia 12 (véspera de Santo Antônio) e terminar no dia 29 (dia de São Pedro).
23 de Junho
A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada num mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor.
Esfregando duas madeiras Com uma pedra, uma madeira de base e a outra que você vai utilizar para esfregar um bom tempo até gerar calor. Não tem muito segredo: Bastante força e paciência.