Na teoria clássica da psicanálise, o complexo de Édipo ocorre durante o estágio fálico do desenvolvimento psicossexual (a idade de 3 até 6 anos), quando ocorre também a formação da libido e do ego; no entanto, pode se manifestar em idade mais precoce.
O Complexo de Édipo é um fenômeno que pode ocorrer de três formas diferentes: na infância, na adolescência e na idade adulta. ... Freud afirma, além disso, que o Complexo de Édipo não só é normal, como inclusive ele aparece e depois desaparece normalmente durante a infância.
Durante a vivência edipiana, a criança experimenta um movimento erótico de seu corpo em direção ao corpo da mãe e do pai, o que se difere da busca sexual da puberdade que se dirige a objetos fora do seio familiar. Assim, impulsos sexuais são dirigidos à mãe e um sentimento de ódio é dirigido ao pai (Freud, 1900/1996).
Na fase fálica que ocorre dos três aos cinco anos, a área erógena fundamental do corpo é a zona genital. Freud sustenta que nessa fase o pênis é o órgão mais importante para o desenvolvimento, tanto dos homens quanto das mulheres, por isso Freud é fortemente criticado e acusado de ser falocêntrico.
6 anos
Qual a diferença entre caráter e personalidade? O caráter é formado por traços morais de um indivíduo que determinam a forma contante de uma pessoa agir e reagir. Já a personalidade é um conjunto de características psicológicas que ditam como uma pessoa pensa, sente e age.
Ele é formado por meio de hábitos e relações, sejam elas positivas ou negativas. Formar uma pessoa com bom caráter é imprescindível, pois essa característica pessoal está diretamente relacionada ao modo como o indivíduo pensa, sente e reage nas mais diferentes situações da vida.
O caráter é composto por atitudes e hábitos de uma pessoa e de seu padrão consistente de respostas por várias situações. Inclui atitudes, valores conscientes e comportamentos.
Experiência, autoconhecimento, educação, formação familiar, são alguns dos instrumentos de que o homem se vale para modelar seu caráter. É algo como uma semeadura, que um dia redundará em uma colheita, e os frutos serão proporcionais às sementes cultivadas.
Honestidade: caracterizadas por não ter medo de dizer a verdade, são pessoas sinceras tanto com elas mesmas como com os outros. Tendem a gerar confiança. Humildade: aceitam as próprias forças e capacidades, mas sem ostentá-las. ... Paciência: qualidade de uma pessoa capaz de esperar alguém ou alguma coisa.