Tradicionalmente o kefir é doado, e ainda hoje é possível conseguir uma doação. A nossa recomendação é acessar um grupo nacional, para isso basta entrar no Facebook (se você não tiver pede pra alguém fisicamente próximo), pedir para entrar no grupo, ler as regras e fazer o pedido de acordo com as regras.
O kefir é uma bebida que melhora a flora intestinal, auxilia a imunidade e melhora o trânsito intestinal, isso porque é constituído por bactérias e leveduras probióticas, ou seja, que promovem a saúde geral do organismo.
Em um recipiente de vidro bem limpo coloque o leite. Adicione os grãos de Kefir – cerca de 2 a 4 colheres (sopa) para cada litro de leite. Cubra com um pano estilo voal (gaze ou fralda funcionam bem) e prenda com um elástico e deixe fermentando entre 24 e 48 horas, em temperatura ambiente e em local longe de luz.
Na verdade, o kefir é um fungo que provoca a fermentação quando entra em contato com o leite de vaca, produzindo uma bebida com grãos espessos riquíssimos em propriedades probióticas.
O Kefir de Água se reproduz melhor em um ambiente mineral e preferencialmente com açúcar orgânico. Se usar açúcar mascavo, por exemplo, o seu Kefir terá uma coloração caramelo, usando açúcar refinado a coloração será mais límpida.
Para cada 1 colher de sopa de Grãos de Kefir de Leite, adicione 600 ml de leite desnatado. Isso mesmo! 100 ml a mais do que o leite integral. Isso permite melhor nutrição dos grãos pela disponibilidade de lactose.
Coloque 1 colher (sopa) de grãos dentro do pote de fermentação, adicione 300 ml de leite integral e fermente por 24 horas. Agora apenas acrescente 100 ml de leite, misture bem e volte para fermentação por mais 24 horas. Faça esse processo por 7 dias e veja como os grãos se comportam.