A Guerra dos Trinta Anos representou um conjunto de conflitos, de caráter político e religioso, desenvolvidos entre diversos países da Europa (França, Inglaterra, Espanha, Portugal, Alemanha, Dinamarca, Países Baixos, Áustria, Suécia), durante os anos de 1618 e 1648.
Antes da Guerra dos 30 anos o poder era estabelecido por meio da aliança entre o Estado e a Igreja, sendo que as monarquias europeias usavam o viés religioso para legitimar seus poderes absolutos.
Ao final da Guerra dos Trinta Anos, a dinastia dos Habsburgo foi derrotada pelos franceses e seus aliados protestantes. Outra consequência foi o enfraquecimento do poder da Igreja nas monarquias europeias, que estavam em formação na Europa.
A causa imediata da eclosão do conflito foi o assassinato em Sarajevo, em 28 de junho de 1914, do herdeiro do trono austro-húngaro, arquiduque Francisco Ferdinando, por um militante nacionalista sérvio. ... Ao longo do ano, seguiram-se as declarações de armistício da Bulgária, da Turquia, da Áustria-Hungria e da Alemanha.
Disputas imperialistas por território; Eminente clima de confronto entre os países europeus; O assassinato do herdeiro do império Austro-húngaro Francisco Ferdinando por terroristas sérvios do grupo Mão Negra, acirrando ainda mais os ânimos entre Áustria e Sérvia, tendo início assim a guerra.
Teve como estopim o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia, em Sarajevo, na Bósnia, em junho de 1914.
O assassinato do herdeiro do trono austro-húngaro foi apenas o estopim para o início da chamada Primeira Guerra Mundial. ... A política de alianças firmada entre as nações europeias nos ajuda a entender porque a morte do Francisco Ferdinando deu início à guerra.
A Segunda Guerra teve como estopim a invasão da Polônia pela Wehrmacht (exército alemão) em 1º de setembro de 1939. Durante toda a década de 1930, Hitler defendeu a construção do Reich (Império) alemão no “espaço vital” (lebensraum).
A Segunda Guerra teve como estopim a invasão da Polônia pela Wehrmacht (exército alemão) em 1º de setembro de 1939. Durante toda a década de 1930, Hitler defendeu a construção do Reich (Império) alemão no “espaço vital” (lebensraum).
A Segunda Guerra Mundial teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. O estopim para o conflito deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939. A Segunda Guerra Mundial ficou marcada pelos horrores do Holocausto e do lançamento das bombas atômicas.
Como Pearl Harbor precipitou a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial. Em 7 de dezembro de 1941, o inesperado ataque da aviação japonesa contra Pearl Harbor precipitava a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra, uma virada decisiva para um conflito que se tornou mundial.
Quando se declarou a guerra entre Alemanha, França e Inglaterra a partir da invasão da Polônia em setembro de 1939, o governo brasileiro decretou a neutralidade do país em relação ao conflito, decisão que foi corroborada em plano continental pelos representantes das nações americanas presentes à Conferência do Panamá ...
Resposta: O Brasil manteve a neutralidade porque tinha bons relacionamentos com os países aliados e com os países do Eixo.