O repertório sociocultural consiste na utilização de conceitos, de conhecimentos de outros campos, como por exemplo: História, Filosofia, Educação, Economia, Cultura, etc.. Esses conhecimentos vão aparecer como fundamentação das nossas ideias, nós vamos usá-los para justificar aquilo de que estamos falando.
Os elementos de repertórios são legitimados pelas áreas do conhecimento, portanto tudo o que for mencionado no seu texto e acompanhado por fonte já é considerado legitimado, garantindo que seu texto possui uma das características fundamentais exigidas pelas competências.
pertinente: é quando o repertório relaciona-se diretamente com o assunto abordado no tema. Por exemplo, em um tema cujo assunto é educação, é pertinente citar uma frase de Paulo Freire, educador importantíssimo no contexto educacional brasileiro.
O repertório sociocultural nada mais é do que seus conhecimentos, referências e visão de mundo obtidos por meio de diversos campos do conhecimento e experiências de vida. Esses conhecimentos não precisam ser, necessariamente, aprofundados. Muitos deles são absorvidos naturalmente na vida cotidiana.
Cada competência vale 200 pontos. À medida que elas não sejam atendidas, a sua nota vai reduzindo. Existem 6 níveis de pontuação para cada uma das competências: o maior vale 200, que vai reduzindo em 40 pontos a cada descida de nível, num total de 6 níveis, ou seja: 1.º nível: 200 pontos.
Como tirar nota boa na redação?
Saiba como tirar nota 1000 na redação do Enem a seguir!...São elas:
E siga as dicas.
Para se inscrever são aceitas as notas de qualquer edição do Exame a partir de 2010, desde que o candidato tenha atingido um mínimo de 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação. Com uma pontuação próxima ao mínimo exigido é possível conseguir uma vaga nos cursos menos procurados.
Além de valer mil pontos, ela representa 20% da sua nota geral no exame nacional. Por isso, ela é tão temida e muitas vezes uma pedra no sapato do participante que se dedicou apenas a outras disciplinas. Mesmo que você vá muito bem em todas as provas, se for muito mal ou zerar a redação Enem, sua média pode despencar!
Veja os erros que podem zerar a sua redação: Letra ilegível. Entregar a Folha de Redação sem nada escrito. Usar parte de texto desconectada do tema proposto. Escrever somente sete linhas, qualquer que seja o conteúdo.
Dar nota zero a algo ou alguém: o professor zerou as provas de metade da classe. Ter a conta bancária, poupança, economias etc.
O Enem funciona como um vestibular moderno. Com o resultado obtido na prova é possível pleitear uma vaga no ensino superior por meio dos programas do governo: Sisu, Prouni e Fies. ... O candidato que tirar zero na redação do Enem já está automaticamente desclassificado e não pode concorrer a nenhuma dessas chances.
O aluno que entregar a folha em branco ou escrever menos do que o mínimo necessário também vai zerar a prova de redação do Enem. O candidato também recebe a nota mínima quando escreve termos ofensivos, desenha na folha da redação ou faz qualquer interferência que não corresponda ao tema.
Essa prova deste ano é uma incógnita para todos nós. De todo modo, a essência do exame é que não é prova de seleção, e sim de avaliação. Todos podem pontuar e passar, ninguém é eliminado. Por isso é importante garantir um melhor desempenho indo bem na prova de Espanhol ou Inglês".
É possível tirar zero na redação do Enem São avaliadas cinco competências, valendo de 0 a 200 pontos cada uma. A nota mínima da redação é zero e a máxima é 1.
Os participantes devem ficar na sala de aplicação da prova por, pelo menos, duas horas. Quem sair do local de prova antes das 15h30 será eliminado do Enem 2020. Quem desejar levar o caderno de questões para casa precisa ficar na sala de aplicação até às 18h30 no primeiro dia e até às 18h no segundo dia.