Quais são as 13 principais distorções cognitivas?
Distorções cognitivas são pensamentos que fazem com que os indivíduos percebam a realidade de maneira imprecisa. São padrões de pensamento tendenciosos que interferem no processamento cognitivo, comprometendo a interpretação das situações cotidianas influenciando o modo de pensar, sentir e agir.
ESTAS DISTORÇÕES geralmente são erros de sensação, percepção e memória, que influenciam na maneira de pensar e agir, tanto negativamente, como positivamente, geralmente trazendo conflitos de relacionamento familiar ou social. ...
A terapia psicológica, especificamente a terapia cognitiva, é indicada para tratar pensamentos disfuncionais, especialmente quando estão causando problemas e / ou desconforto significativo para a pessoa que os possui.
Supergeneralização ou hipergeneralização É a tendência a ver um evento negativo como um padrão interminável de perigos ou sofrimentos. Tira-se uma conclusão negativa muito abrangente e radical que vai muito além da situação atual.
Um pensamento alternativo surge de uma visão aumentada de si mesmo ou da situação na qual você se encontra. Ele é freqüentemente mais positivo que o pensamento automático, mas não é a mera substituição por um pensamento positivo, pois o mero pensamento positivo tende a ignorar as informações negativas.
Abaixo listei algumas dicas de como evitar que os pensamentos automáticos atrapalhem o seu dia a dia, seja no viés pessoal ou profissional.
Setembro Amarelo: 10 coisas que você pode fazer para ajudar uma pessoa em depressão