As cinco principais correntes vanguardistas foram: futurismo, cubismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo. Futurismo: primeiro movimento merecedor da classificação de vanguarda, caracteriza-se pelo interesse ideológico na arte.
O principal objetivo das vanguardas era o de renovação da arte; uma forma de trazer uma liberdade e subjetividade maior às artes. ... Os movimentos de Vanguarda ganharam corpo no continente durante o fim do século XIX e se consolidaram no início do século XX.
O que eles queriam era esquecer os conceitos românticos de individualismo, a valorização do sentimento e da emoção. O momento histórico colaborou com a mudança. O que era feio passou a ser considerado belo. “Lá na Europa, o Modernismo surge em decorrência das duas grandes Guerras Mundiais do século 20.
A proposta era libertar a arte e a cultura das amarras e parâmetros estabelecidos até então; ... Cada um dos movimentos da arte de vanguarda tinha suas próprias características: foi a época dos “ismos”; Expressionismo, cubismo, futurismo, dadaísmo e surrealismo foram os principais movimentos das vanguardas europeias.
Resposta: As Vanguardas Europeias representam um conjunto de movimentos artísticos-culturais que ocorreram em diversos locais da Europa a partir do início do século XX. As vanguardas artísticas europeias que se destacaram foram: Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo.
As vanguardas europeias foram importantes para o desenvolvimento da arte moderna no Brasil. ... Por essa razão, a tensão emocional dos artistas falava alto e determinava o tipo de criação artística e literária.
As vanguardas europeias renovaram as artes, pois seu principal objetivo era levar para a arte o sentimento de liberdade criadora. Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com tradição cultural do século 19.