Na definição da família patriarcal, uma família numerosa, composta não só do núcleo conjugal e de seus filhos, mas incluindo um grande número de criados, parentes, aderentes, agregados e escravos, submetidos todos ao poder absoluto do chefe de clã, que era, ao mesmo tempo, marido, pai, patriarca, conforme afirma Faria ...
Significado de Patriarca substantivo masculino Chefe de família; aquele que, por ser o mais velho de uma grande família, merece respeito, obediência ou veneração. ... Entre os judeus ou entre os mais antigos, homem mais importante de uma família: Abraão, Isaac e Jacó foram patriarcas da nação hebraica.
substantivo feminino Mulher responsável por governar ou liderar uma família, uma tribo, um clã etc. [Por Extensão] Aquela que tem domínio ou exerce poder sobre um grupo de pessoas. Etimologia (origem da palavra matriarca). Matr + i + arca.
Chamamos de patriarcal a família chefiada por um homem (o patriarca, ou seja, o pai), que tem por responsabilidade adquirir alimentos e cuidar da segurança de seus filhos e de sua esposa. Nesse modelo, no início, os homens caçavam para alimentar a esposa e os filhos, que ficavam sob os cuidados da mãe.
A China instituiu o mais completo patriarcado, como parte da ênfase de Confúcio na hierarquia e na ordem. O homem na família era, em princípio, como o imperador na sociedade: ele governava. As mulheres eram instadas a ser subservientes e eficientes nas habilidades domésticas.
O sistema de governo de famílias pelo homem mais velho é denominado patriarcado. A palavra é derivada do grego πατριάρχης, patriarchēs, que significa "chefe" ou "pai de família", uma composição de πατριά, patria("família") e ἄρχειν, archein ("governar").
Paleolítico foi denominado como o período da Pré-História em que as sociedades eram baseadas nas ações de coletores e caçadores. Assim, tudo dependia da caça de animais e da coleta de raízes, frutos e grãos para matar a fome das populações primitivas.