Os biomas brasileiros representam áreas de grande extensão que são constituídas por um complexo conjunto de ecossistemas, apresentando características semelhantes como vegetação, fauna, solo, clima. Essas características variam conforme a localização geográfica dessas regiões.
Os principais biomas brasileiros são: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas, Caatinga e Pantanal. Esse bioma é muito influenciado pelo clima equatorial, que se caracteriza pela baixa amplitude térmica e grande umidade, proveniente da evapotranspiração dos rios e das árvores. ...
Caatinga
Resposta. Região sudeste. Mata Atlântica, com a maior biodiversidade e ecossistemas.
Resposta. sudeste - Mata Atlântica, Cerrado, Campos, Mata de Araucária e Caatinga.
Resposta: florestas e campos. Explicação. As florestas são subdivididas em florestas tropicais e florestas subtropicais.
Floresta Ombrófila Mista
O Estado paulista possui em seu território basicamente três tipos distintos de cobertura vegetal, o litoral é representado pelo mangue, além da Mata Atlântica na Serra do Mar e nas outras partes do território predomina florestas tropicais.
Brasil perdeu 89 milhões de hectares de vegetação natural nos últimos 34 anos. ... Os dados de 2018 indicam que existem 66% de florestas naturais e vegetação nativa no território, 31% de áreas destinadas à agropecuária, 1% de áreas não vegetadas e 2% de água.
O desmatamento no Brasil foi iniciado a partir do processo de colonização implementado pelos portugueses. Desde então, boa parte da vegetação do país foi devastada. O Brasil conta com seis tipos diferentes de florestas: a Mata Atlântica, a Caatinga, o Cerrado, a Mata de Araucária, o Pantanal e a Floresta Amazônia.
Os dados divulgados pela Embrapa Territorial mostraram que 66,3% do território brasileiro está em preservação na soma total da vegetação nativa: florestal, savânica e campestre. Outras fontes surgiram negando esses dados.