Principais Características do Quinhentismo Uso de uma linguagem simples; Descrição e exaltação à terra; Uso exagerado de adjetivos e superlativos; Literatura pedagógica: poesia didática e teatro pedagógico.
O quinhentismo tem, como tema central, os próprios objetivos da expansão marítima: a conquista material, relacionada com as Grandes Navegações, e a conquista espiritual, resultante da política portuguesa da Contrarreforma e representada pela literatura jesuítica da Companhia de Jesus.
Quinhentismo é um período da literatura brasileira que vai de 1500 a 1601. ... Ele engloba a literatura de informação e a literatura de formação, que trazem os primeiros textos produzidos em território brasileiro ou sobre o Brasil, informativos ou de cunho catequizante.
O Quinhentismo representa a primeira manifestação literária no Brasil que também ficou conhecida como "literatura de informação". É um período literário que reúne relatos de viagem com características informativas e descritivas.
Sobre o Quinhentismo, não se pode afirmar que * a) o europeu estava preocupado com as conquistas material e espiritual, do que resultou a literatura informativa e a dos jesuítas. b) foi uma literatura relacionada ao Brasil, refletindo visão de mundo, ambições e intenções do homem europeu.
O nome Quinhentismo faz referência ao ano de 1500, considerado o marco de início desta etapa. Neste período, o Brasil era apenas uma colônia de Portugal e não possuía qualquer produção artística ou intelectual que fosse, de fato, brasileira.
Importância do quinhentismo A produção literária do quinhentismo é de suma importância para a história, a filosofia e a literatura, pois é através dela que podemos analisar os relatos de como era o Brasil e o seu povo naquele período, mesmo que visto pelo homem europeu com costumes e realidades diferente da nossa.
A Carta de Pero Vaz de Caminha
Resposta. Resposta:A literatura informativa consiste em relatórios, documentos e cartas que empenham-se em levantar a fauna, flora e habitantes da nova terra, com o objetivo principal de encontrar riquezas, daí o fato de ser uma literatura descritiva e de valor literário.
As obras mais relevantes do Quinhentismo são, entre outras, a “Carta” (Pero Vaz de Caminha), “Duas Viagens ao Brasil” (Hans Staden), poemas, peças de teatro e "Arte de Gramática da Língua mais Usada na Costa do Brasil" (Padre José de Anchieta), além de escritos e cartas do Padre Manuel da Nóbrega.
O quinhentismo é dividido em dois tipos de literatura: a informativa e a catequética.
A Literatura de Informação corresponde aos textos de viagens escritos em prosa e fazem parte do primeiro movimento literário do Brasil: o Quinhentismo (1500-1601). Recebem esse nome pois são textos de caráter informativo os quais eram escritos com o intuito informar sobre as novas terras descobertas.
Pero Vaz de Caminha escreveu uma carta a El-Rei Dom Manuel falando do descobrimento do Brasil e esse escrito é tido como a primeira publicação brasileira e exemplo de Literatura da Informação.
Resposta. O principal representante desta escola literária foi Pero Vaz de Caminha.
Boa noite Stephanny Braga, a literatura de informação é importante pois é o seguimento que mostra todas as manifestações literarias brasileiras na epoca do Brasil Colonia.
Características da Literatura Informativa Estilo descritivo, com intenção de suprir as necessidades dos europeus que se encontravam além-mar. Louvor e exaltação extrema a terra recém-descoberta. Destaque para as belezas naturais e riquezas presentes na terra.
A literatura informativa, também chamada de literatura dos viajantes ou dos cronistas, consiste em relatórios, documentos e cartas que empenham-se em levantar a fauna, flora e habitantes da nova terra, com o objetivo principal de encontrar riquezas, daí o fato de ser uma literatura meramente descritiva e de pouco valor ...
A principal preocupação dos jesuítas era o trabalho de catequese, objetivo que determinou toda a sua produção literária, tanto na poesia como no teatro.
Essa produção literária tinha o objetivo de informar aos nobres portugueses e ao Rei sobre a nova terra. Isso incluía não somente as descrições do local, mas dos sujeitos como aparência, estrutura social, rituais, etc. Mais tarde adquiriram um cunho pedagógico e educacional.
07 – A importância das obras realizadas pelos cronistas portugueses dos séculos XVI e XVII é: ... b) Linguagem cômica, visando a divertir os índios; expressão em versos decassílabos, como a dos poetas clássicos do século XVI. c) Temas vários, desenvolvidos sem qualquer preocupação pedagógica ou catequética.
Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático. Vale salientar também que, atualmente, os textos literários são organizados em três gêneros: narrativo, lírico e dramático.
Ao todo, existem 14 escolas literárias no mundo e no Brasil, são elas: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).