EQST

Quais So As Caractersticas Da Tendncia Libertadora?

Quais são as características da tendência libertadora?

2.

Em que se baseia a pedagogia libertadora?

Termo baseado na “pedagogia do oprimido” do educador Paulo Freire, que propõe uma educação crítica a serviço das transformações sociais, econômicas e políticas para a superação das desigualdades existentes no interior da sociedade.

Qual o papel do professor na pedagogia libertadora?

PEDAGOGIA PROGRESSISTA LIBERTADORA  O professor tem como principal objetivo, trabalhar a constante transformação de saberes, na conexão entre ensino-aprendizagem. ... A educação contribui para tornar o educando capaz de buscar sua emancipação econômica, política, social e cultural.

Qual a principal contribuição da pedagogia libertadora para o campo curricular?

Principal contribuição da pedagogia libertadora para o campo curricular: A. ... Denuncia que a escola e seu currículo tendem a reproduzir as relações desiguais e injustas da sociedade em que participam. E. Socializa os conhecimentos que foram produzidos histórica e coletivamente pela humanidade.

Qual é a contribuição de Paulo Freire para o currículo?

A contribuição de Paulo Freire para o campo do currículo foi tecida a partir da crí- tica à educação bancária e no movimento de superação pela formulação de uma edu- cação libertadora que se realiza como “[...] um processo pelo qual o educador convida os educandos a reconhecer e desvelar a realidade criticamente” ( ...

Quais são as características e as contribuições da tendência libertadora para o processo de ensino e de aprendizagem?

No caso podemos afirmar que a tendência libertadora diz respeito a um ensino mais crítico voltado para a formação do aluno com individuo partícipe da sociedade. Nesse aspecto, temos que a educação antigamente era bastante tecnicista e não prezava pelo aspecto crítico do homem.

O que Paulo Freire fala sobre o currículo?

Quando Freire fala de um currículo sempre é uma forma crítica, que não destoa teoria e prática. Um currículo que emanciparia o cidadão. Não existe um grupo de privilegiados que poderia impor suas teses, mas capacitaria o ser humano através da consciência, ler o mundo. Nacional de Educação Básica.

Como Paulo Freire denomina o programa curricular formal?

Como ambiente de transformação social. 4. Como Paulo Freire denomina o programa curricular formal? ... Educação social.