São exemplos de tendências pedagógicas progressistas: A libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos. A libertária, a renovada e a crítico-social dos conteúdos. A crítico-social dos conteúdos, a tecnicista e a renovada não diretiva.
A pedagogia progressista é contra a sociedade capitalista, e por isso foi considerada um instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais. Esta pedagogia manifesta três tendências: a pedagogia de Paulo Freire, ou tendência libertadora; a libertária; e a crítico-social dos conteúdos.
Acerca das Tendências Pedagógicas da prática escolar, sistematizadas por José Carlos Libâneo em seu livro Democratização da Escola Pública, é correto afirmar. O Termo “Liberal”, o qual designa as tendências conservadoras da sociedade, busca analisar criticamente as finalidades sociopolíticas da educação.
Assim, de acordo com Libâneo (1994), essa Tendência apregoa a adaptação dos indivíduos aos valores e às reformas propaladas pela sociedade de classes por meio da evolução da cultura de cada indivíduo, por isso, é dividida nas seguintes Tendências: Tradicional, Tecnicista, Renovada Progressista e Tendência Diretiva.
Segundo Libâneo, a pedagogia progressista designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo.
É uma de suas características colocar o professor como centro do processo ensino-aprendizagem, em que o estudante não deve interagir, somente acatar os conhecimentos transmitidos. Essa afirmação refere-se a qual tendência pedagógica? Resposta: a. Tendência pedagógica liberal tradicional.
A pedagogia progressista libertária é uma pedagogia de liberdade no sistema escolar, o indivíduo é visto como produto social. ... Essa pedagogia valoriza a autogestão, acredita na liberdade total, com isso dá mais importância no processo aprendizagem e nos conteúdos de ensino para com o aluno.
Pedagogias liberais são aquelas que adapta o aluno a sociedade e não o contrário. Pode ser dividida em Tradicional (característica principal é a memorização), Renovada (experimentos e pesquisas) e Tecnicista (mais voltada a profissionalização).
Resumindo, na pedagogia liberal: o professor é o dono do saber, e o aluno é o único responsável pela aprendizagem e pelo seu fracasso. Na pedagogia progressista: o professor caminha com o educando, e o aluno pode modificar a própria realidade a partir do processo de compreensão, reflexão e crítica.
A relação aluno-professor possibilita que o o professor também tenha por seus alunos afetividade e sensibilidade para conseguir entender seus alunos e suas dificuldades,compreendendo-os e os ajudando tendo sempre um olhar delicado voltado as suas atividades e ajuda com os alunos mediando a aprendizagem da zona de ...
Relação professor-aluno segundo Vygotsky. A relação educador x educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento.
Nesse sentido, o papel do professor enquanto mediador no processo de aprendizagem no ensino fundamental vai mais além do que passar conteúdo, mas também na transmissão de valores, o que além formar futuros profissionais, contribui para o desenvolvimento de uma sociedade melhor e justa para todos.
O professor deve trazer a comunidade para a sala de aula, buscando aproximar os conhecimentos comunitários dos conhecimentos acadêmicos. Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação.
Essas e outras caraterísticas inerentes a um professor mediador contribuem, sobretudo, para o desenvolvimento da autonomia perante o conhecimento, o que significa contribuir para a formação de cidadãos críticos e capazes de fazer uma leitura consciente das situações que os cercam.
O papel de um professor não é apenas transmitir e debitar conhecimentos: ele deve investir em conseguir identificar as competências, talentos e a capacidade criativa dos alunos, com o intuito de incentivar que sejam colocados em prática da forma mais adequada, para depois os desenvolver.
PERGUNTA 1 Quando se diz que o professor deve ter a função de mediador, tal ideia remete a qual necessidade? ... É preciso que o professor atue entre a obra e os alunos, ainda que ele pouco interfira na projeção ou exibição.
Mediar é uma forma do professor conduzir o aluno no ato de pensar em que se suscita discussões em torno de uma resposta obtida e, em seguida, questiona-se sua veracidade, indica-se caminhos que podem levar à resolução e orienta-se a reformulação de hipóteses para obtenção de teses e conclusões.
Os professores mediadores são aqueles que procuram estimular o interesse do aluno, por meio de mediação direta, de forma que os alunos possam se tornar os protagonistas do próprio processo de aprendizagem.
O Professor é um agente de transformação individual e coletivo e quando é um bom profissional, a sociedade o admira e apoia. Estar presente na vida do aluno e pertencer a suas aprendizagens escolares. ... Com isso o professor tem papel fundamental neste processo formar cidadãos mais reflexivos e éticos.
Segundo Pannuti (2012), são características do professor mediador: I- Ser leitor de processos de pensamento dos alunos. II- Ser pesquisador dos arranjos que cada aluno faz internamente no exercício de construção do conhecimento. III- Elaborar avaliações que servirão de parâmetro para todas as intervenções pedagógicas.
O bom professor é aquele que não se preocupa em ser conteudista, mas que promove a circulação do conhecimento, que aguça a curiosidade, que proporciona a reflexão, abrindo espaço para o diálogo saudável, para a troca de informações, propondo que cada sujeito envolvido no processo deixe sua opinião – as informações que ...
Flexibilidade, paciência e proatividade são algumas das características que um professor deve ter. ... O professor trabalha com diversos alunos em sala de aula e cada um possui suas particularidades. Um bom educador está disposto a fazer mudanças em seu ensino, cronograma ou estratégia para que os alunos se beneficiem.
7 habilidades que todo professor qualificado tem ou precisa desenvolver
Atuar na sala de aula exige do professor uma postura respeitosa, contudo é desnecessário mostrar autoritarismo, está na hora de desmontar a aparência “severa” e formal; e concentrar-se na preocupação de manter a organização da classe e fazê-los deter o máximo de conhecimento possível.