Quando um aneurisma abdominal se expande, você ou seu médico podem notar uma pulsação na porção intermediária ou inferior do estômago, dores na lombar ou sensibilidade no peito. A maioria dos aneurismas abdominais é identificado em meio a exames de rotina.
O tratamento dessa doença é feito através de alterações na alimentação, prática de atividade física e uso de medicamentos que ajudam no controle do colesterol, da pressão e do diabetes. Em casos de excesso de peso, é recomendada a perda de peso para diminuir o risco de complicações como infarto e trombose.
Classificação quanto às causas A etiologia aterosclerótica, ainda que discutível, está relacionada com o facto dos aneurismas e a aterosclerose compartilharem fatores de risco, a saber: o tabagismo (ser fumador), a idade e a hipertensão. A aterosclerose debilita a parede da aorta, ajudando à sua dilatação.
A ectasia da aorta caracteriza-se por uma dilatação da artéria aorta, que é a artéria através da qual o coração bombeia o sangue por todo o corpo. Esta condição é geralmente assintomática, sendo diagnosticada, na maior parte dos casos, por acidente.
1-3 O diâmetro normal da aorta ascendente é definido como < 2,1 cm/m², da aorta descendente como < 1.
Definição. Um aneurisma da aorta torácica é uma saliência ou protuberância cheia de sangue em uma parte da aorta que passa pelo peito. A aorta é o principal vaso sanguíneo do corpo. Sai do coração, passa pelo peito (denominado área torácica) e vai até o abdômen, onde se divide para levar sangue às pernas.
Ectasia é a dilatação ou distensão de órgão que apresenta estrutura tubular. Há vários tipos, como as ectasias vasculares ou bronquiectasias, que é ectasia em brônquios.
1 Faculdade ou capacidade de perceber sensações; sensibilidade. 2 Percepção do sentimento da beleza.
Ectasia ductal: a medida que as mulheres envelhecem e atingem a menopausa, os ductos sob o mamilo tornam-se mais curtos e largos (processo denominado ectasia). Este é um processo natural e sem motivos para preocupação.
A Ectasia Vascular do Antro Gástrico (EVAG) é uma condição rara associada à hemorragia digestiva e anemia significativa. Acomete principalmente idosos e mulheres. É considerada uma anormalidade adquirida, resultando em ectasia da mucosa e da microvasculatura gástrica e é identificada na endoscopia digestiva alta (EDA).
Mucosa esôfago-gástrica com congestão vascular significa que a mucosa destes órgãos tem um afluxo maior de sangue, que pode ser decorrente de vários problemas.
Alguns exemplos comuns de hiperplasias: hiperplasia muscular (aumento do número de células musculares), hiperplasia foveolar (aumento do número de células do estômago), hiperplasia benigna de próstata, que provoca um aumento considerável do tamanho da próstata.
A hiperplasia folicular linfoide (HFL) é uma entidade incomum e pouco conhecida(2); é uma proliferação reativa de linfócitos a estímulos antigênicos desconhecidos. Clínica e histologicamente, assemelha-se a um linfoma folicular(3).
Folículos longitudes sao células de defesa, organizadas, que podem ser encontradas na parede intestinal, comumente no apêndice. Foliculos linfóides são células de defasa agrupadas e que são normalmente encontradas no nosso intestino. Este achado é considerado normal.
Manifesta-se por significativo espessamento das pregas gástricas do corpo, mas não do antro. Ocorrem atrofia glandular e hiperplasia foveolar significativa, em geral acompanhadas por metaplasia glandular mucosa e aumento da espessura mucosa com pouca inflamação.
O linfoma do estômago apresenta uma incidência baixa (3% dos cânceres do estômago), podendo ser dividido em dois tipos principais: linfoma gástrico MALT e linfoma difuso de grandes células B. Leiomiossarcoma: um dos tumores da musculatura lisa do estômago, geralmente localizados em qualquer órgão.
Gastrite crônica antral, na qual a parte final do estômago é atingida e geralmente acontece por infecção da bactéria Helycobacter pylori - veja como se pega e como tratar a infecção por H.
Introdução: A metaplasia intestinal (MI) do estômago é uma lesão onde ocorre a metaplasia das células epiteliais gástricas para um fenótipo intestinal. A MI gástrica é considerada uma lesão preneoplásica associada a um aumento do risco de desenvolvimento de carcinoma gástrico.
Ainda não existe um tratamento específico para a metaplasia intestinal, mas a terapia para reverter esta condição é recomendada por um médico gastroenterologista e consiste, principalmente, na redução dos sintomas da inflamação do estômago, com o uso de medicamentos para diminuir a acidez, como o omeprazol, e na ...