Stuart Hall (2000), professor de sociologia da Open University e conhecido teórico dos Estudos Culturais, cita três concepções de identidade: a do sujeito do Iluminismo, a do sujeito sociológico e a do sujeito pós-moderno. O sujeito do iluminismo é caracterizado pela centralidade, pela unificação do próprio eu.
Da mesma perspectiva que Bauman, mas interessado na identidade cultural, Stuart Hall (2006) apresenta o conceito do que denomina "identidades culturais" como aspectos de nossas identidades que surgem de nosso "pertencimento" a culturas étnicas, raciais, linguísticas, religiosas e, acima de tudo, nacionais.
O conceito de autoidentidade (ou a identidade pessoal) refere-se à formulação de um sentido único que atribuímos a nós mesmos e à nossa relação individual que desenvolvemos com o restante do mundo.
Crises de identidade podem ser resultado de rompimentos como a saída da casa dos pais ou relacionamentos amorosos, da troca de emprego, de incidentes que afetam a forma física como um acidente de automóvel, queimaduras ou até mesmo o processo natural do envelhecimento.
A crise de identidade profissional é um problema comum que atinge diversas pessoas. ... É claro que algum momento isso vai causar à pessoa irritação, ansiedade, estresse, frustração, incerteza e tristeza, sintomas de uma crise de identidade.
Veja a seguir alguns dos principais sinais.
Dois anos. Pode parecer um tempo longo demais, especialmente para quem acabou de sofrer o baque. Mas, como diz o texto, é bom saber quanto essa crise emocional vai durar porque, uma vez superado o choque de descobrir que será um processo longo, você pode relaxar e parar de se sentir pressionado para ficar bem.
Use a meditação para se sentir mais centrado. Mantenha uma intenção clara na mente, como se tornar mais autocentrado ou encontrar um senso de propósito ou identidade; em seguida, concentre-se na respiração e ignore quaisquer pensamentos intrusivos.
A chamada crise de identidade é justamente isso: o adolescente irá testar, vestir, experimentar outras identidades, o que pode deixar os pais chocados e preocupados. Preocupados com o fato de que esta nova mudança possa ser permanente, e não somente uma experimentação temporária, o que ocorre na maioria dos casos.
tarefa mais importante da adolescência, o passo crucial da transformação do adolescente em adulto produtivo e maduro. Construir uma identidade, para Erikson (1972), implica em definir quem a pessoa é, quais são seus valores e quais as direções que deseja seguir pela vida.
Psicologia. No campo da Psicologia, em particular da Psicologia do Desenvolvimento, o conceito de crise é explicado como toda a situação de mudança a nível biológico, psicológico ou social, que exige da pessoa ou do grupo, um esforço suplementar para manter o equilíbrio ou estabilidade emocional.
Crise de ansiedade: Por que ela acontece? Segundo o psiquiatra Mario Louzã, a crise de ansiedade pode ser desencadeada por fatores genéticos ou externos. Traumas como a morte de uma pessoa querida e situações de agressão física e psicológica podem fazer com que o corpo entre frequentemente em estado de alerta.
uma advertência do que pode acontecer quando o indivíduo entrega a uma organização [religiosa], seu direito divinamente concedido de tomar decisões.
Conheça os Principais Tipos de Crise Empresarial
Confira abaixo:
substantivo feminino Mudança brusca produzida no estado de um doente, causada pela luta entre o agente agressor e o mecanismos de defesa.
Passou o estágio da convulsão, ela pode acordar com dor de cabeça, com vômito, enjoada, nauseada, com tonteira e às vezes nem sabe o que aconteceu. Nada de botar dedo na boca.” O neurologista José Antônio Guasti recomenda a quem tiver uma convulsão procurar socorro em um hospital logo depois da crise.