Os primeiros europeus a chegarem à área que hoje corresponde ao Estado do Maranhão foram os espanhóis, em 1500. Os portugueses tentaram retomar o território 35 anos depois, mas fracassaram. Em 1612, um grupo de 500 franceses munda a França Equinocial. O combate ao povoado por parte dos portugueses durou até 1515.
O clima Tropical é predominante no estado, com ocorrência de clima Equatorial na porção oeste e de uma pequena faixa de clima Semiárido no sudeste. No oeste do Maranhão, há a ocorrência de clima Equatorial, de temperaturas elevadas e alta pluviosidade na maior parte do ano, podendo chegar a 2000 mm anuais.
O estado do Maranhão pertence à região Nordeste do Brasil e faz fronteira com o estado do Pauí a leste, a sul e a sudeste com o estado de Tocantins, a oeste com o estado do Pará e a norte com o oceano Atlântico numa extensão de costa de 640 km.
Nordeste do Brasil
Pontos Extremos: Norte: Ponta do Tacundeo (Carutapera); Sul: Divisa Meridional – Alto Parnaíba (MA) e Mateiros (TO) (Chapada das Mangabeiras); Leste: Convexidade mais oriental do rio Parnaíba (Araioses); Oeste: Confluência dos rios Araguaia e Tocantins (São Pedro da Água Branca).
Maranhão: melhores atrações
dez dias
O que fazer em Barreirinhas (Roteiro nos Lençóis Maranhenses)
Quando ir aos Lençóis Maranhenses
A época ideal para visitar os Lençóis Maranhenses é na temporada da chuva, que pode variar de um ano para o outro. Por isso, antes de viajar é sempre bom consultar as agências de turismo locais e o ICMBio, que estão sempre atentos ao clima. A temporada da chuva geralmente vai de janeiro a junho.
É um roteiro de 7 dias, sendo 5 dias completos no Jalapão + o dia da chegada em Palmas e o dia do retorno. O valor, se for uma única pessoa, fica na faixa de R$ 3.