Comments (3)
Como desenhar um triângulo equilátero numa circunferência com a ajuda de um compasso e de uma régua? Marca no papel um ponto C. Pega o compasso e com a ponta seca no ponto C, traça uma circunferência com o raio que desejares.
Coloque a ponta do compasso no ponto médio da base e faça um arco cruzando a bissetriz superior. É preciso desenhar o arco em apenas um lado da base. Desenhe o triângulo. Conecte o ponto em que a altura e o arco se cruzam em ambas as extremidades da base.
Estenda um lado desta linha na mesma direção, até chegar ao triângulo do meio. Repita para os outros dois lados do triângulo. Apague os segmentos curtos, de modo que ele pareça tridimensional ao invés de chato. Cada borda desta forma 3D deve se parecer com um "L" invertido.
Em todos os triângulos retângulos os ângulos internos são: um reto e dois agudos. Os vértices dos ângulos são representados na figura por “A”, “B” e “C”. Para encontrar a área de um triângulo retângulo, basta dividir por 2 o resultado da multiplicação da base (b) pela altura (h).