É possível distinguir dois tipos de verossimilhança:
Verossimilhança provém do latim verisimilis, cujo sentido se atém a “provável”, ou seja, a narrativa precisa ser constituída de um universo possível, no intuito de provocar no leitor a sensação de que algo pode realmente existir, acontecer.
Diferentemente da noção de verdade e de verdadeiro, entende-se desde então por verossímil na ordem narrativa tudo o que está ligado ao campo das possibilidades simbólicas relativas ao homem e à história. ...
Na língua portuguesa, a verossimilhança deve ser encontrada em narrativas possíveis, ou seja, reais (mesmo que verdadeiras ou imaginadas). O receptor, ao ver aquela mensagem, precisa acreditar na mesma – ou seja, precisa compreender que aquilo realmente pode acontecer ou existir em um universo possível.
Significado de Literariedade substantivo feminino Qualidade do que é literário, relativo à literatura. [Literatura] Reunião dos elementos que atribuem um sentido ou aspecto literário a um texto.
Que supõe uma compreensão interpretativa (ponto de vista, opinião etc) diferente do real; que não se pauta necessariamente na realidade, mas espera-se uma criação ou uma imaginação a partir desta; diz-se do que foi construído dessa forma. Etimologia (origem da palavra ficcional). De ficção ficcion + al.
Quando algo, como um texto relaciona-se com o real e é verdadeiro, dizemos que possui verossimilhança. Não se confunda verossimilhança com veracidade: verossimilhança é apenas a aparência de verdadeiro possuída por uma obra ficcional.
Significado de Veracidade substantivo feminino Característica ou particularidade do que é verdadeiro; qualidade daquilo que contém e expressa verdade; veridicidade. Tendência para ser verdadeiro; que diz somente a verdade.
Também conhecido como termo de veracidade das informações, trata-se de uma declaração assinada pelo cliente certificando que as informações e documentos entregues são verdadeiros, com o objetivo de isentar o Advogado em julgamentos de litigância de má fé.
Veracidade, por sua vez, seria algo que está relacionado com a Verdade, mas que não é a própria Verdade, sendo, por exemplo, um tipo de suposição (que siga as normas da lógica) adequada que fazemos a partir de uma informação que sabemos ser verdadeira.
Eu, nome completo, nacionalidade, estado civil, profissão, portadora(o) da carteira de identidade nº_ , inscrita(o) no CPF nº, residente e domiciliada(o) no endereço: __, DECLARO, para fins de direito, sob as penas da Lei, que as informações e documentos prestados que apresento para a inscrição de psicóloga(o) no CRP- ...