Palavras homônimas ou homônimos são palavras que são pronunciadas da mesma forma, mas têm significados diferentes. Existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos. As relações de homonímia são estudadas pela semântica.
Homônimas (Brasil)/ Homónimas (Portugal) são palavras que possuem a mesma grafia e a mesma pronúncia, mas significados diferentes. Exemplos: O canto do pássaro é maravilhoso. O canto da casa está pintado de novo.
Desse modo, uma palavra polissêmica nada mais é que aquela que possui significados múltiplos, embora seja escrita e pronunciada da mesma forma.
Geralmente o duplo sentido faz uso de palavras que podem ter sentidos diferentes dependendo do contexto. Palavras de dois sentidos são aquelas que possuem dois significados dependendo do sentido que a frase está; por exemplo: Adoro suco de manga (se referindo à fruta) Rasguei a manga do casaco (se referindo à roupa)
a) A palavra "pilha". ... Na tira, essa palavra tem dois significados: 1. Aparelho que transforma energia em corrente elétrica; 2. Amontoado de coisas colocadas umas sobre as outras.
Duplo sentido é um recurso expressivo em que as palavras e expressões utilizadas possuem diferentes interpretações. A diferença do duplo sentido para a ambiguidade é que muitas vezes a ambiguidade não é intencional, enquanto que o duplo sentido é planejado, principalmente visando o humor.
Se alguém te pedir pra dar uma asinha no churrasco você dá? Eu vou fazer um feijão, se eu cozinho com linguiça você gosta? Jogando bola você fica na banheira para os outros se enfiarem por trás? Se começa a chover uma chuvinha em cima de você cai bem?
Algora confira alguns comentários prontos legais para fotos:
Insulte a aparência.
Dicas
10 atitudes para ser uma pessoa alegre e divertida
Várias teorias tentam explicar o humor, mas não há consenso. Já a filosofia costuma analisar nossa relação com os elementos de uma piada: o contexto, a vítima e a surpresa. Por exemplo: o nível de agressão à vítima não pode ser elevado, senão passamos a sentir culpa ou dó, não graça.
O humorista é um escritor que faz textos humorísticos. O comediante é um ator que atua no segmento do humor. Um humorista pode ou não ser um comediante e vice-versa. É uma profissão que tem ganhado cada vez mais relevância com as redes sociais, que democratizaram o acesso a todo tipo de conteúdo.