A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...
Atendimento complementar É aquele que visa complementar a formação dos estudantes com deficiência e/ou com transtorno do espectro autista (TEA). Isso significa trabalhar com os recursos que possibilitem ao aluno transpor barreiras impostas à sua aprendizagem na classe comum.
Em linhas gerais, pode-se entender que o termo designa um conjunto de atividades educacionais ofertadas no mercado, à parte do ensino regular, pelo qual parte das famílias está disposta a pagar (e, antes de estar disposta, tem condições de pagar) e que se soma às experiências educativas experimentadas por crianças e ...
O texto aprovado também torna possível que estados e municípios optem pela fusão dos anos letivos de 2020 e 2021 por meio da adoção de um continuum curricular de dois anos, na educação básica e um ano letivo "suplementar" para estudantes do 3º ano do ensino médio. ...
Os estudantes que não conseguiram desenvolver por completo as atividades escolares durante as aulas remotas do ano letivo de 2020 serão encaminhados para um período de estudo suplementar, ou seja, de continuidade das atividades escolares e do cumprimento da carga horária prevista na Matriz Curricular para conclusão e ...
Um semestre é o período de tempo levado pela Terra para ir de uma extremidade a outra do diâmetro da órbita, compreendendo um período de seis meses. Dois semestres formam um ano. ... 1º semestre: de janeiro a junho. 2º semestre: de julho a dezembro.
Ano letivo ou ano acadêmico, é o período no qual são desenvolvidas as atividades escolares regulares de uma instituição de ensino. ... No ensino superior o ano normalmente é dividido em semestres, por exemplo, 20121 (primeiro semestre de 2012) e 20122 (segundo semestre de 2012).
No Regime Acadêmico Semestral, a programação acadêmica terá como base o semestre letivo de 100 (cem) dias de trabalho escolar efetivo. Os sábados definidos como dias letivos, podem ser utilizados para reposição de aulas e/ou complementação das atividades acadêmicas.
Em muitas escolas, divide-se o ano escolar em dois "semestres" (que correspondem a quatro meses), normalmente de fevereiro a junho e de agosto a novembro, e cada "semestre" é divido em dois bimestres, no qual se considera bimestre escolar ou letivo, quando no final são realizados os testes (provas) mais importantes.
Educação Básica: Pré-escola: duração de 3 anos, com alunos de 4 a 6 anos; ... Ensino Médio: duração de 3 anos, com alunos de 15 a 17 anos; Ensino Médio Técnico: escolas podem oferecer cursos técnicos em períodos contraturnos – que são os períodos extraclasse – para seus alunos.
23 de dezembro de 2020: termina o ano letivo de 2020, para o ensino regular, sendo o Conselho de Classe final em 29 de dezembro de 2020.
Ao contrário do ensino fundamental que tem duração total de nove anos, o ensino médio dura apenas três. As suas séries são chamadas de 1º ano, 2º ano e 3º ano, e contam com várias disciplinas voltadas para a preparação do estudante para processos seletivos, como os vestibulares, por exemplo.
Desde 1996, no Brasil, corresponde, ao ensino médio (antigamente chamado de segundo grau), a etapa do sistema de ensino equivalente à última fase da educação básica, cuja finalidade é o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, bem como a formação do cidadão para etapas posteriores da vida.
O ensino superior é a etapa sucessiva ao ensino médio e é a última fase da educação escolar.