A psicóloga destaca que a doença é marcada por manifestações recorrentes durante toda a vida. Umas das explicações seriam as mudanças emocionais que interferem decisivamente no funcionamento dos anticorpos. “Podemos dizer que a cura existe, porém, o tratamento leva em média de 5 a 7 anos.
Possíveis causas. O fogo selvagem é uma doença autoimune em que o sistema imunológico reage contra as células da pele ou da mucosa, atacando e destruindo estas células como se fossem estranhas ao organismo, o que leva ao aparecimento de bolhas e feridas.
Doença autoimune de pele causa bolhas pelo corpo Na doença popularmente conhecida como fogo selvagem, formam-se bolhas na pele e posteriormente lesões. Trata-se de um tipo específico, endêmico da América do Sul —inclusive Brasil, na região Centro-Oeste—, da doença autoimune chamada pênfigo.
O tratamento para cobreiro é feito com um anti-viral por cerca de 5 a 10 dias. Dessa forma, deve-se consultar um dermatologista ou um clínico geral para iniciar o tratamento com remédios como o Aciclovir (Zovirax), o Fanciclovir (Penvir) ou o Valaciclovir (Valtrex).
Tratamentos Caseiros Os principais remédios caseiros para o cobreiro são: Água oxigenada aplicada em gotas diretamente nas bolhas. Mel puro ou suco de alho-poró para aliviar as coceiras.
O que se deve fazer, caso se seja picado por uma aranha, consiste em:
3 – Xixi preto e pele amarela O veneno injetado por essa espécie pode provocar um processo chamado hemólise, ou seja, o rompimento de hemácias que, por sua vez, liberam seus conteúdos (hemoglobina) no plasma, resultando em uma anemia que pode durar por vários dias.
É comum aparecer “bolinhas” no canto da boca, geralmente, pela manhã e, as pessoas acharem que isto é resultado de xixi de aranha. Na verdade, estas “bolinhas” são herpes labial, uma virose bastante comum, que ocorre em pessoas debilitadas por stress ou baixa imunidade.