Verbos defectivos são verbos que não apresentam conjugações completas, ou seja, que não possuem todas as formas verbais, não sendo conjugados em todas as pessoas, tempos ou modos.
- Defectivos: são aqueles que não têm todas as conjugações. Exemplo: verbo abolir e verbo reaver. - Abundantes: apresentam duas ou mais formas equivalentes. - Anômalos: suas conjugações incluem mais de um radical.
Aquele que, num navio ou avião, não faz parte da tripulação. adjetivo Que passa rapidamente, de curta duração; breve, momentâneo. Que não tem importância; insignificante, leve, pequeno: foi um erro passageiro.
Chama-se concordância verbal a flexão do verbo em pessoa e número para concordar com o sujeito gramatical. Em número, a flexão ocorre em singular (para sujeito simples) ou plural (para sujeito composto) e em pessoa a flexão ocorre na 1.
Andei duas léguas e meia para chegar até aqui. (duas léguas mais meia légua). Podemos concluir que a expressão correta é meio-dia e meia, já que o numeral fracionário concorda em gênero com a palavra hora, embora essa esteja subentendida.