Entre dezenas, as mais conhecidas são: Pombagira Rainha, Maria Padilha, Pombagira Sete Saias, Maria Molambo, Pombagira da Calunga, Pombagira Cigana, Pombagira do Cruzeiro, Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros, Pombagira das Almas, Pombagira Maria Quitéria, Pombagira Dama da Noite, Pombagira Menina, Pombagira Mirongueira ...
Exu de Umbanda, ou Exu de Lei, de acordo com a Umbanda, é um tipo de espírito, que pode estar em diversos níveis de luz, e que auxiliam os trabalhos espirituais, incorporando ou não nos médiuns, enquanto trabalham na lei de Umbanda.
Tranca Rua das Almas é o nome de uma subdivisão da falange de Exu Tranca Ruas. Exus compreendem entidades ligadas a energias mais densas, com finalidade de defender um ambiente ou pessoas. ... Nesta concepção, Tranca Ruas teria ligação com o orixá Ogum, já Tranca Rua das Almas teria também ligação com Oxalá e Omolu.
Zé Malandro era boa pessoa, mas malandro que nem ele só. Em vez de trabalhar como todo mundo, preferia passar a vida zanzando e jogando baralho. Ou então ficava deitado na rede, folgado, tocando viola de papo para o ar. Por causa disso era pobre, pobre, pobre.
É uma entidade do candomblé e da umbanda, representada por uma mulher sensual, independente e dominadora, incorporada por um ou uma médium. ... A pombagira surgiu no início do século 20, simbolizando uma mulher liberada da submissão e do recato impostos ao sexo feminino por uma sociedade machista e patriarcal.
RIO — A revitalização de um santuário em homenagem a Zé Pelintra, localizado sob os Arcos da Lapa, vem enfrentando resistência de vozes contrárias à instalação de uma imagem de um dos mais venerados exus da umbanda no local.
O termo catimbozeiro é usado para designar os adeptos do catimbó, embora, ofensivamente, também possa referir-se a qualquer praticante de magia negra, Candomblé ou Quimbanda. ... Ademais, diversos credos distintos fazem uso dos efeitos enteógenos da Jurema, embora nenhum deles possa, de fato, ser considerados Catimbó.